A FIFA divulgou recentemente informações sobre como irá proceder com o sorteio da Copa do Mundo de 2022.

A entidade máxima do futebol mundial revelou minutos atrás de como fará o sorteio dos grupos, utilizando como referência o ranking de seleções que será publicado neste mês, uma vez que a cerimônia em questão ocorrerá no dia 1º de abril, em Doha, no Catar, com início previsto para as 13h (de Brasília).

Conforme a FIFA, 29 das 32 seleções participantes da edição 2022 da Copa do Mundo já serão conhecidas até a realização do sorteio dos grupos, onde 28 delas serão colocadas nos potes 1 a 4, segundo o ranking da entidade.

Além do país sede que ficará na posição A1, também teremos no Pote 1 as sete melhores seleções colocadas no ranking do dia 30 de março.

Se fosse hoje o sorteio, das sete melhores seleções mundiais, apenas a Itália não estaria garantida para os jogos. Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha já garantiram presença no Catar.

Voltando aos potes, no número 2, ficarão dispostas as seleções colocadas entre a 8ª e 15ª colocação no ranking e no de número 3, as colocadas entre o 16º e 23º lugar, com o pote de número 4 ficando então com as seleções entre o 24º e 28º.

Restando três vagas (contando com o país sede) que serão preenchidas pelos vencedores dos playoffs intercontinentais e um vencedor dos playoffs da Europa.

Os playoffs intercontinentais serão realizados entre os dias 13 e 14 de junho, no Catar, onde estarão representantes da Ásia e América do Sul (5º colocado), e o representante da América do Norte, Central e Caribe - Concacaf que duelará contra o representante da Oceania.

Separação Sul-Americana e Europeia

Vale salientar que os representantes sul-americanos serão distribuídos dentro de um dos oito grupos da Copa, porém, os representantes europeus com 13 no total, pelo menos terão duas equipes da UEFA em cinco dessas chaves.