Cartola FC 2022: Veja as principais novidades para a temporada do game

Estamos há cerca de um mês do início de mais uma edição do Campeonato Brasileiro. E com ele, também começam os preparativos para o Cartola FC, que é o maior fantasy game do futebol nacional. Vale lembrar que o mercado abriu nesta quinta-feira (10).

E na edição de 2022, o game está repleto de novidades. Além das novidades envolvendo critérios e vantagens dentro do jogo em si, também foi criada uma nova plataforma: o Cartola Express.

E, se você quiser ficar por dentro das principais novidades do Cartola FC para este ano, fique tranquilo. Faremos uma grande atualização antes do início do game que agita os amantes do futebol brasileiro. Confira.

Cartola FC 2022; Veja as principais novidades do game para a temporada

Mudanças na pontuação

Para a temporada 2022, quase todos os scouts mudaram suas respectivas pontuações. Segundo os organizadores do game, o principal objetivo é tornar as pontuações negativas menos punitivas. Com isso, confira as mudanças:

  • Pênalti perdido: O pênalti perdido segue tirando 4 pontos. Entretanto, será acrescido o scout de finalização defendida, na trave ou para fora.

Exemplo: um pênalti na trave terá -4 pontos de prejuízo, mas o batedor terá +3 pontos pela finalização na trave. Sendo assim, seu prejuízo fica de apenas 1 ponto.

  • Desarme: Em 2021, o desarme acrescia 1 ponto. Nesta temporada, passará a valer 1.20 pontos.
  • Gol contra e cartão vermelho: Se na temporada passada estes dois scouts tiravam 5 pontos dos cartoleiros, agora será diferente. Um gol contra ou cartão vermelho vale apenas -3 pontos.
  • Cartão amarelo: Em 2021, o cartão amarelo valia -2 pontos. A partir desta temporada, valerá -1 ponto.
  • Falta cometida: Em 2021, tirava 0,5 pontos dos cartoleiros. Em 2022, vale -0,3 pontos.
  • Falta sofrida: Este scout segue com a mesma pontuação do ano passado. Quem sofrer falta ganhará 0,5 pontos.

Sem prejuízo no banco de reservas

Esta novidade certamente deixará os cartoleiros muito felizes. Quem nunca se arrependeu de uma escolha no banco de reservas que tirou pontos de seu time? Pois bem, isso acabou.

A partir deste ano, só será feita a substituição se o jogador reserva de seu esquadrão tiver pontuação a partir de 0.1 ponto. Caso o reserva negative ou tenha pontuação zerada, o titular da posição que não jogou será mantido no time, diminuindo o prejuízo na pontuação final.

Uma 2ª chance com as cartoletas

O início de temporada foi ruim, e você está com poucas cartoletas pra escalar? Calma, pois tudo pode melhorar. Uma das grandes novidades do Cartola para 2022 é a doação de cartoletas.

Funciona da seguinte maneira: Em uma vez na temporada, você poderá ter uma ajuda de custo para voltar a ter 100 cartoletas. Mas atenção: este recurso só poderá ser utilizado uma vez na temporada. Então, siga cuidando de seu patrimônio, principalmente nas primeiras rodadas.

Vale lembrar que a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro começa no dia 9 de abril, então você ainda tem muito tempo para conhecer a plataforma e fazer sua escalação.

Apaixonado por futebol e jornalismo. Redator do site Minha Torcida e do site Poupar Dinheiro