Campeonato Saudita virou Brasileirão? Saiba quais brasileiros atuam no país

A Arábia Saudita foi, sem sombra de dúvidas, a maior protagonista da atual janela de transferências do futebol mundial. Com dinheiro vindo do petróleo e com algumas equipes recebendo aporte do governo local, os times não pouparam dinheiro e foram atrás de grandes estrelas do futebol mundial. Se antes Cristiano Ronaldo era a principal estrela, agora o protagonismo é dividido com Benzema, Mendy, Firmino, Rúben Neves, Neymar entre outros.

Além disso, com alto números de jogadores brasileiros, cerca de 28 atletas, o Campeonato Saudita é uma oportunidade para matar a saudade de jogadores que não atuam em solo nacional faz tempo e que anos atrás fizeram sucesso no Brasileirão.

Virou Brasileirão? Veja os brasileiros que atuam na primeira divisão da Arábia Saudita

Roberto Firmino (Al-Ahli)

Revelado pelo Figueirense e com passagem por Hoffenheim e Liverpool, Firmino chegou ao clube saudita após uma passagem futebol inglês onde estava em queda de desempenho. Logo no primeiro jogo, marcou três gols e demonstrou que vai sobrar na liga local.

Roger Ibañez (Al-Ahli)

Tendo sido revelado pelo Fluminense e com passagem de sucesso pela Roma, Ibañez foi uma das maiores surpresas do mercado de transferências. Sendo convocado na temporada passada para a Seleção do Brasil, tinha o nome especulado em alguns times no Brasileirão, mas decidiu ganhar dinheiro no futebol árabe. Inclusive, o zagueiro já esteve na primeira partida do time.

Paulo Victor (Al-Ettifaq)

Com boa passagem no início pelo Flamengo e com passagem pelo Grêmio, Paulo Victor estava no Marítimo, quando, em 2022, foi contratado pelo Al-Ettifaq. Bastante contestado no Brasil e no início em Portugal, o jogador vem atuando relativamente bem na Arábia Saudita.

Vitinho (Al-Ettifaq)

Um dos jogadores com recente passagem pelo Brasileirão, atuando pelo Flamengo, Vitinho não vinha bem com a torcida. No futebol árabe, vem tendo boas atuações e sendo um dos principais jogadores do Al-Ettifaq. Inclusive, é um nome muito falado para uma volta ao Brasil.

Petros (Al-Fateh)

Voltou recentemente ao radar dos torcedores brasileiros ao comentar uma foto de Lucas Moura, que no final foi anunciado como novo reforço do São Paulo. Conhecido por antecipar contratações, Petros está na Arábia Saudita após passagem pelo futebol russo. Não deve retornar ao Brasileirão tão cedo, já que tem altos valores em luvas e salários.

Ricardo Ryller (Al-Fayha)

Pouco conhecido da maioria dos torcedores, Ryller foi revelado pelo Luverdense e teve uma breve passagem pelo Bragantino. O jogador também teve uma curta passagem pelo Braga, de Portugal. Está no Al-Fayha desde 2021.

Vina (Al-Hazem)

Após passagem pelo Ceará, Vina foi contratado na atual temporada pelo Grêmio, porém, não vinha tendo atuações sólidas. Mesmo assim, o time gremista contava com o jogador, que acabou sendo negociado com o futebol árabe. Apesar do seu time perder na primeira partida, acabou marcando um golaço.

Michael (Al-Hilal)

Um dos sonhos do Grêmio e com boa passagem pelo Flamengo, Michael é um dos brasileiros do time que conta com Jorge Jesus no comando. Ganhou um aumento salarial para evitar uma saída, mas não deve ter muitas oportunidades, ainda mais pelo alto número de estrangeiros.

Malcom (Al-Hilal)

Uma das contratações mais caras da janela, o ex-jogador do Corinthians foi adquirido junto ao Zenit da Rússia. Com passagem pela Seleção, Malcom já fez suas primeiras partidas com a camisa do clube e vem muito bem. Aliás, sua venda para o Al-Hilal foi importante para o Timão se reestruturar em busca de uma recuperação no Brasileirão.

Fabinho (Al-Ittihad)

Ídolo do Liverpool, Fabinho quase não foi para o clube árabe, por conta de um problema para buscar os seus cachorros. O jogador precisou solicitar as autoridades locais para abrir uma exceção. Após a resolução desta questão, foi anunciado como reforço do time.

Igor Coronado (Al-Ittihad)

Outro caso de atleta pouco conhecido no Brasil, Igor tem um caso um pouco curioso. Apesar de ser brasileiro, não passou pelas categorias de base de nenhum time do Brasileirão e foi revelado pelo MKN, da Inglaterra. Inclusive, nunca atuou profissionalmente em solo nacional. Está desde 2021 no Al-Ittihad.

Marcelo Grohe (Al-Ittihad)

Campeão da Libertadores pelo Grêmio e um dos maiores jogadores da história do clube, Grohe é também ídolo no Al-Ittihad. Sendo especulado em diversas vezes para voltar ao Brasil, deve demorar um tempo considerável para atuar no Brasileirão. Nas tentativas de contratarem o goleiro, os brasileiros sofreram com o clube local, que não pretende se desfazer tão cedo do arqueiro.

Romarinho (Al-Ittihad)

Tendo disputado o Brasileirão pelo Corinthians e com excelente passagem pelo clube paulista, Romarinho também é um dos ídolos locais, inclusive, se destacando em um Mundial de Clubes da FIFA. Assim como Grohe, não deve voltar tão cedo ao Brasil.

Alex Telles (Al- Nassr)

Após passagem apagada por Manchester United e Sevilla, o brasileiro Alex Telles resolveu se juntar ao Al-Nassr de CR7. Relevado pelo Juventude e com passagem marcante por Grêmio e Porto, é uma das estrelas da equipe árabe e deve fazer um excelente Campeonato Saudita.

Anderson Talisca (Al-Nassr)

Outro caso curioso é o de Talisca. Em alta no futebol europeu, o jogador decidiu ir para a Arábia Saudita. No clube de CR7 é um dos principais nomes ao lado do craque português e tem seu nome veiculado em uma volta a Europa em breve. Porém, tem salários muito altos, o que dificulta uma negociação.

Paulo Vitor (Al-Okhdood)

Outro jogador pouco conhecido do torcedor brasileiro, Paulo Vitor rodou por clubes menores Até ir para o futebol português, onde passou por diversas equipes. Foi contratado nesta temporada para vestir a camisa do clube árabe e é um dos nomes pouco conhecidos que podem ter excelentes atuações.

Pablo Santos (Al-Raed)

Relevado pelo Paysandu, Pablo Santos tem curta passagem pelo futebol brasileiro e nunca disputou o Brasileirão. Vem após uma temporada pelo Braga, de Portugal. O zagueiro, assim como Paulo Vitor, teve uma carreira longa no país.

Iago Santos (Al-Shabab)

Revelado pelo Duque de Caxias, até teve uma passagem pelo CSE, mas foi encaminhado para o futebol português. Antes do Shabab, Iago Santos passou pelo Al-Taawoun, também da Arábia Saudita.

Carlos (Al-Shabab)

Conhecido pela passagem pelo Atlético-MG e InternacionalCarlos foi contratado pelo Shabab, após uma longa temporada atuando em Portugal. Está desde 2021 no clube.

Mailson (Al-Taawoun)

Jovem jogador, de apenas 26 anos, Mailson teve uma boa passagem pelo Sport, onde se esperava que pudesse ter vida longa no Brasileirão ou no futebol europeu. Em 2022, entretanto, foi vendido para o futebol árabe, onde se encontra atualmente.

Andrei Girotto (Al-Taawoun)

Alvo recente dos times do Brasileirão, Andrei Girotto teve uma passagem de sucesso pelo Nantes, mas decidiu trocar de ares nesta temporada. É uma das estrelas do Al-Taawoun, onde tem tudo para fazer um excelente campeonato.

Flávio Medeiros (Al-Taawoun)

Apesar de ter uma passagem pelo Bahia e Vitória e ter disputado o Brasileirão, Flávio não é muito conhecido pelos brasileiros. Foi adquirido nesta temporada pelo Al-Taawoun, após uma passagem pelo futebol turco.

Mateus Castro (Al-Taawoun)

Outro jogador com passagem pelo Bahia, Mateus Castro atuou pouco no Brasil e logo deixou o Brasileirão para ir atuar no futebol japonês. Foi contratado nesta temporada, após passagem pelo Nagoya Grampus, do Japão.

Victor Braga (Al-Tai)

Com passagem pela base de Bahia e Vitória, acabou sendo revelado pelo Alcanenense, de Portugal. Victor Braga chegou a voltar ao Brasil para jogar no Uberaba, mas retornou ao país. Está desde 2022 no Al-Tai, após uma passagem pelo Arouca.

Anselmo (Al-Wehda)

Atleta com passagem por diversas equipes do Brasileirão, Anselmo está desde 2022 no Al-Wehda. Anteriormente, ele estava no Al-Nassr, mas acabou sendo negociado.

Bruno Viana (Al-Hazm)

Com experiência no Coritiba e revelado pelo Cruzeiro, foi contratado nesta temporada para vestir a camisa do Al-Hazm, que conta com Vina, ex-jogador de Ceará e Grêmio. Bruno Viana é outro com longa experiência no futebol português.

Paulo Ricardo (Al-Hazm)

Revelado pelo Santos e com passagem pela Suíça e pelo Fluminense, Paulo Ricardo está desde a temporada passada no Al-Hazm, Antes de tentar a sorte na Arábia Saudita, acabou indo jogar na Finlândia, onde vestiu a camisa do KuPS.

Neymar (Al-Hilal)

Especulado como novo reforço do Barcelona, Neymar acabou recebendo uma oferta irrecusável e será jogador do Al-Hilal, inclusive com anúncio oficial já feito pelo clube árabe. Uma das maiores contratações dos últimos anos, o brasileiro fechou um contrato de dois anos e irá ganhar uma verdadeira fortuna para jogar na Arábia Saudita.

Otávio (Al-Nassr)

Jogador revelado pelo Internacional, Otávio estava no Porto e é jogador da Seleção de Portugal, assim como Cristiano Ronaldo. Com a sua venda, o clubes português conseguiu uma boa grana, sendo esta uma das suas maiores vendas. O Brasileiro irá se juntar a legião de estrangeiros do time árabe, que neste momento se encontra nas últimas posições da liga local.

Luiz Felipe (Al-Ittihad)

Revelado pelo Ituano, Luiz Felipe foi muito cedo para a Lazio e, mesmo tendo atuado pela Seleção Brasileira na base, optou por defender as cores da Seleção da França, treinada por Roberto Mancini. O zagueiro estava no Bétis, que pagou mais de 60 milhões na época para comprar o jogador. Agora ele sai por um valor de 131 milhões de reais, 

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]