Cairo Santos vence o jogo para o Chicago Bears na semana 3

Cairo Santos, kicker do Chicago Bears foi responsável pelo ponto que deu a vitória para a tradicional franquia do estado de Illinois. O jogador teve a chance de deixar o jogo em três pontos de diferença para o Houston Texans e não desperdiçou a oportunidade, assim como não havia deixado de converter alguns chutes antes deste.

No encontro entre Houston Texans e Chicago Bears a partida ficou para ser decidida na última posse de bola, e normalmente a função do kicker é pontuar em uma campanha que o time passa perto do touchdown, mas não converte. Então, por ser um dos chutadores mais confiáveis da liga, Cairo dificilmente erra e dessa vez não foi diferente. Salvo, teve três oportunidades de chute, e extraiu nove pontos destas tentativas.

O primeiro field-goal foi de 47 jardas, distância razoavelmente longa mas que bons kickers conseguem anotar pontos sem muito drama. O segundo foi para mais longe, com uma distância total de 50 jardas, precisamente na metade do campo. Posteriormente, o último chute surgiu em um ataque rápido para posicionar Cairo na linha de 30 jardas, e ele não desperdiçou, dando assim a vitória para os Bears.

Carreira de Cairo na NFL

O brasileiro Cairo Santos finalizou no estouro do cronômetro para dar a vitória ao Chicago Bears
Cairo Santos no duelo contra o Pittsburgh Steelers em 2020. Foto destaque; Divulgação/ Chicago Bears

Como normalmente um kicker não é selecionado no recrutamento, Cairo assinou com o Kansas City Chiefs como jogador não recrutado. Na franquia, ele permaneceu de 2014 à 2017, completando todos os 16 jogos durante três das quatro temporadas disputadas com o time. Posteriormente, assinou rapidamente com os Bears, o que rendeu apenas dois jogos com apenas dois chutes para field goal, e um deles não foi convertido.

Em seguida, assinou com os Rams por um período de apenas dois jogos, mas dessa vez teve seis tentativas de FG e cinco conversões. Seguindo para seu ano em Tampa, Cairo apareceu em campo em sete ocasiões, anotando nove field goal para o time da Flórida. Outra passagem curta também aconteceu no Tennessee Titans em 2019.

Enfim, desde 2020 o brasileiro tem contrato com o Chicago Bears e os melhores números de toda sua carreira. A saber, em 2020 Cairo quase atingiu o recorde de mais field goals em uma temporada na franquia dos Bears, mas acabou errando uma difícil finalização que passava do meio do campo, o que custou a chance de alcançar. Apenas um jogador em atividade detém o recorde de mais field goal em uma temporada, Daniel Carlson do Las Vegas Raiders, com 40 convertidos.

Entretanto, o nome da NFL com mais chutes convertidos para três pontos é David Akers, que pelo San Francisco 49ers anotou 44 na temporada de 2011.

Marcelo CartaxoMarcelo Cartaxo

Jornalista amante de futebol, NBA, NFL e muito mais.