Artilheiro da Champions leva Bola de Ouro; veja outros prêmios

O prêmio Bola de Ouro 2022, entregue ao melhor jogador do Mundo, ocorreu nesta segunda-feira (17). Organizado pela France Football, prêmios desde o Troféu Kopa, entregue ao melhor atleta sub-21 do mundo, vencido por Gavi, do Barcelona, até o melhor jogador do mundo, Bola de Ouro conquistada por Karim Benzema, do Real Madrid foram entregues.

Troféu Kopa

Em primeiro lugar, a honraria foi de Gavi. O meio-campista Culé e da Seleção da Espanha desbancou Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, Eduardo Camavinga, do Real, Jamal Musiala do Bayern de Munique e Nuno Mendes do PSG.

“É um orgulho para mim receber esse prêmio. Quero agradecer a minha família, ao Barcelona, companheiros. E todos os treinadores que me deram oportunidade de jogar. Graças a isso estou aqui. Obrigado a todos”, disse o jogador.

O meia disputou 47 jogos na temporada passada pelo Barça, marcou dois gols e deu cinco assistências. Ele também disputou seis partidas pela Seleção da Espanha.

Artilheiro da Champions leva Bola de Ouro; veja outros prêmios
Foto reprodução : AFP

Prêmio Sócrates

Em seguida, foi a vez de Sadio Mané, ex-Liverpool e hoje no Bayern, levantar o Trófeu Sócrates, dedicado ao eterno ídolo corinthiano. O senegalês recebeu a honraria no Théâtre du Châtelet, em Paris, pelas ações sociais relizadas em seu país.

Ex-jogador do São Paulo e da seleção Raí, irmão mais novo de Sócrates, além de representantes da France Football e dirigentes da organização Peace and Sport, entregaram o prêmio.

Em sua atitude, inaugurou uma instituição na mesma província onde nasceu e no ano seguinte fez uma doação de 40 mil libras (R$ 256 mil na cotação atual) ao governo senegalês para atuar no combate ao coronavírus.

Artilheiro da Champions leva Bola de Ouro; veja outros prêmios
Foto reprodução : Benoit Tessier/Reuters

Prêmio Gerd Müller

Robert Lewandowski, da Polônia, conquistou o prêmio Gerd Müller, de artilheiro do ano. Na temporada passada, Lewandowski marcou 50 gols em 46 jogos pelo Bayern de Munique. Além disso, fez outros seis gols em sete partidas com a Seleção da Polônia, totalizando então 56 gols em 53 compromissos oficiais em 2021/22.

“Estou muito feliz de estar aqui. E muito orgulhoso também. Não somente por receber esse troféu, mas pelo nome dele. Gerd foi uma inspiração enorme para mim. Mesmo antes da temporada, eu queria estar próximo a ele, quebrar uns recordes. Isso sempre foi um desafio enorme. Sei o que isso significa. Não só pelo futebol que jogava, mas pela pessoa que era também”, diz Lewandowski.

Artilheiro da Champions leva Bola de Ouro; veja outros prêmios
Foto reprodução : AFP

Bola de Ouro feminina

Uma pausa nos homens, para mulherada entrar em cena. Campeã da Ballon D´Or feminina temporada passada, Alexia Putellas, atacante do Barcelona, foi bicampeã como melhor jogadora do mundo. Batendo inclusive San Keer , do Chelsea.

Aos 28 anos, terminou a última temporada com números ainda melhores do que em 2020/21: 42 gols e 22 assistências em 54 jogos, contando Barcelona e Seleção Espanhola (contra 28 gols em 51 jogos, com 21 assistências quando ganhou a Bola de Ouro). No entanto, Putellas se lesionou gravemente na final da Champions League.

“Um ano atrás, quando conseguimos o primeiro prêmio, me propus a melhorar para estar a serviço da equipe. E ter essa recompensa é algo que me orgulha muito. Sem minhas companheiras, isso não seria possível”, disse Putellas no discurso na cerimônia.

Artilheiro da Champions leva Bola de Ouro; veja outros prêmios
Foto reprodução : AFP

Prêmio Yashin

O Prêmio Yashin, entregue ao melhor goleiro do mundo, ficou com o belga Thibaut Courtois. Goleiro do Real Madrid, desbancou Alisson, do Liverpool e da Seleção Brasieira, Ederson, do City e também do Brasil, Mendy, do Chelsea e de Senegal e Mike Maignan, do Milan e da França.

Artilheiro da Champions leva Bola de Ouro; veja outros prêmios
Foto reprodução: AFP

Time do ano

Se aproximava do momento mais esperado, a estrega da Bola de Ouro entre os homens . Porém, antes foi anunciado o time do ano. Esperava-se o Real Madrid pela conquista de “La 14”. No entanto, o Manchester City, campeão da Premier League, desbancou o Madrid e ficou com o título. O Real ficou em terceiro, atrás do Liverpool.

Artilheiro da Champions leva Bola de Ouro; veja outros prêmios
Foto reprodução : : Franck Fife/AFP

Prêmio melhor jogador do mundo

Era chegado a hora. Benzema concorria com Kevin De Bruyne, do Manchester City e Robert Lewandowski, ex-Bayern de Munique e hoje no Barcelona. Das mãos de Zinedine Zidade, ex-jogador da França e campeão da Champions como atleta e técnico no Real Madrid, Karin Benzema foi recebeu sua primeira Bola de Ouro da carreira.

Tenho muito orgulho da minha trajetória. Foi difícil, meus pais estão aqui hoje. Houve esse período difícil (tempo em que ficou fora da seleção francesa). Estou muito feliz e gostaria de agradecer meus companheiros, meu treinador. Meu grande presidente, que é para mim uma pessoa da família. No dia que ele me deu a oportunidade de assinar com o Real Madrid, sempre foi muito correto comigo. Me deu confiança. Por isso tenho todo esse respeito – prosseguiu Benzema.

Top10 melhores do mundo

  1. Karim Benzema (Real Madrid)
  2. Saio Mané (Liverpool)
  3. Kevin de Bruyne (Manchester City)
  4. Robert Lewandowski (Bayern/Barcelona)
  5. Mohamed Salah (Liverpool)
  6. Kylian Mbappé (PSG)
  7. Thibart Cortouis (Real Madrid)
  8. Vini Jr (Real Madrid)
  9. Luka Modric (Real Madrid)
  10. Erling Haaland (Dortmund/City)

Foto destaque : Franck Fife/AFP

Caio SantosCaio Santos

Sou Caio, tenho 23 anos, faço jornalismo. Procuro me especializar em Jornalismo Esportivo e meu maior sonho é comentar uma Copa do Mundo

[blocksy_breadcrumbs]