Bicampeão brasileiro anuncia aposentadoria dos gramados aos 31 anos

O ano de 2023 contou com alguns atletas veteranos que anunciaram sua aposentadoria do futebol e desta vez um bicampeão brasileiro anunciou sua aposentadoria do futebol. Após Nenê, por exemplo, ser anunciado pelo Juventude, e avisar que após terminar seu contrato no final do ano com o time de Caxias do Sul, irá deixar os gramados e de Diego Souza, ídolo do Grêmio, cogitar até encerrar o contrato com o Tricolor antes do término da Série A e anunciar sua aposentadoria, foi a vez de um atleta anunciar oficialmente sua aposentadoria.

Trata-se do brasileiro naturalizado chinês, Ricardo Goulart, que. após passagem pelo Bahia e recentemente pelo Santos, decidiu que era a hora de parar. Reserva da equipe de Renato Paiva, atual treinador do time baiano, o atleta decidiu que era a hora de parar. Agora, Goulart foca suas atenções em outros negócios, e segundo o portal Correio24h, o atleta estaria interessado em investir na SAF de um clube do futebol brasileiro, ainda sem nome divulgado.

Carreira do jogador e bicampeão brasileiro

Nascido em São José dos Campos, Ricardo Goulart começou nas categorias de base do Santo André, clube do ABC Paulista. Suas boas atuações chamaram a atenção do Internacional, que o contratou em 2011. Pelo clube gaúcho, em pouco mais de um ano, não foi aproveitado e logo em seguida foi encaminhado ao Goiás, após a direção do clube entender que o jogador não atendia as expectativas da equipe Colorada.

Pelo clube esmeraldino, Goulart foi muito bem, atuando em 63 partidas e marcando 25 gols e em menos de um ano no time goiano, acabou sendo adquirido pelo Cruzeiro. Pelo time mineiro, o atleta logo virou ídolo, ficando duas temporadas e se tornando bicampeão brasileiro. No final de 2014, acabou sendo vendido para a China.

No país asiático, o atleta foi contratado em uma leva de jogadores que foram para a China para ganhar dinheiro e foi muito bem. Pelo Guangzhou Evergrande foram 171 partidas e 111 gols, conquistando três campeonatos chineses, uma Champions da Ásia, uma Copa da China e duas Supercopas da China. O desempenho foi tão forte que o bicampeão brasileiro acabou se naturalizando chinês e atuou pela seleção local.

Em 2019 chegou a voltar para o Brasil, para atuar pelo Palmeiras, mas não foi tão bem e resolveu ir para a China novamente, onde foi emprestado para o Hebei Fortune. Em 2021 retornou ao Guangzhou, mas ficou apenas uma temporada, indo jogar no Santos.

Pelo clube paulista, o bicampeão brasileiro só marcou quatro gols e logo acertou sua transferência para o Bahia. Pelo clube baiano foram 32 partidas e cinco gols.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]