Após 44 anos, México não se classifica para as oitavas de final da Copa

A última rodada do Grupo C foi definido nos minutos finais das partidas entre México e Arábia Saudita e Polônia e Argentina. Todas as equipes tinham chances de se classificar para a próxima fase da Copa do Mundo.

No entanto, os mexicanos e sauditas se despediram do Mundial no Catar por não conseguiram a vaga para as oitavas de final.

México de fora de uma oitavas de finais de Copa depois de 44 anos

Com isso, depois de 44 anos o México não passa da fase de grupos. A última vez que isso aconteceu foi em 1978, na Copa do Mundo na Argentina, onde a equipe perdeu os três jogos disputados.

A equipe mexicana venceu a Arábia Saudita por 2 x 1, mas não foi o suficiente para se classificar. Com a mesma pontuação da Polônia, o desempate foi através do saldo de gols.

Dessa forma, essa eliminação do México com certeza foi uma das mais amargas para o país, que não sabia o que era se despedir da Copa do Mundo ainda na fase de grupos há 44 anos.

O fantasma das oitavas de final

Na edição seguinte, em 1982, os mexicanos não se classificaram para a competição e em 1986, participou do torneio por ser o anfitrião, onde foi eliminado nas quartas de final pela Alemanha, nos pênaltis.

Já em 1990, por uma punição da FIFA, a seleção mexicana ficou fora da competição, após usar jogadores irregulares em competições oficiais com idades adulteradas nas divisões de base. Sendo assim, o México foi desclassificado das eliminatórias CONCACAF e consequentemente não pode competir a Copa do Mundo na Itália.

De lá pra cá, os mexicanos sempre classificaram para o Mundial e também passaram da fase de grupos. No entanto, todas essas edições o México não passou das oitavas de final. Em 1994, foram eliminados pela Bulgária, em 1998 pela Alemanha. Em 2002, caiu para os Estados Unidos, e nas duas edições seguintes não bateu a Argentina. Já em 2014, não superou os neerlandeses e em 2018, foram eliminados pela Seleção Brasileira.

México lamenta não se classificar

Dessa maneira, um dos autores do gol da partida contra a Arábia Saudita, Luis Chávez, lamentou a eliminação precose da equipe mexicana.

A gente tinha que ser mais contundente. Sinto muito. Tentei dar meu melhor, dar tudo de mim, mas a partida não teve o resultado que esperávamos. Penso na minha família, nos companheiros. Esse ano foi difícil. Quero muito ter esse momentos, mas devíamos ter feito mais nos jogos anteriores. Não fomos constantes – disse Chávez, que marcou um golaço de falta

Confira o gol de falta do meio-campista na vitória de 2 x 1 do México sobre a Arábia Suadita.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]