Da várzea para a final do Paulistão! Água Santa entra em grupo seleto com classificação para a decisão

Nesta segunda-feira (21), Água Santa e RB Bragantino disputaram a semifinal do Paulistão 2023. O vencedor garantia uma vaga para a decisão do campeonato diante do Palmeiras, atual campeão. Sendo assim, em um jogo emocionante e cheio de reviravoltas, o Netuno superou o Massa Bruta nos pênaltis e garantiu sua primeira final na disputa do estadual.

Da várzea para a final do Paulistão

Vale destacar que o Água Santa carrega 41 anos de história, mas foi apenas em 2013 que a equipe de Diadema, fez sua primeira participação em um campeonato profissional de futebol. Em 2016, conseguiu acesso a elite do futebol paulista disputando o Campeonato Paulista Série A1. Essa edição ficou marcada para a equipe quando venceu o duelo contra o Palmeiras por 4 x 1. Resultado histórico para um clube fazia que sua primeira participação na primeira divisão do estadual.

Neste ano, além de fazer uma campanha surpreendente tanto na fase de grupos quanto nas eliminatórias, o Água Santa está na final do Paulistão 2023, após deixar para trás o São Paulo nas quartas de final e agora o Bragantino na semifinal, ambos os jogos decididos nas penalidades.

Do mesmo modo, com a classificação para as fases finais da competição, o Netuno garantiu uma vaga para a Copa do Brasil de 2024. Com o novo protocolo de classificação do torneio nacional, as equipes classificadas da primeira fase do estadual, garantem uma passagem para a Copa do Brasil.

Água Santa entra em grupo seleto com classificação para a decisão

Além de chegar na sua primeira final do Campeonato Paulista Série A, a equipe de Diadema atingiu outra marca histórica no futebol regional. O Água Santa se tornou apenas a quarta equipe do ABC Paulista a chegar na decisão da competição. Além dele, aconteceu em mais três oportunidades. Em 2004 quando a equipe do São Caetano chegou na final e ainda levou o título de campeão diante do Paulista.

Em 2007, novamente o time do ABC chega em mais uma decisão, mas dessa vez não superou o Santos, que conquistou o bicampeonato naquela edição. Em 2006, o Peixe também levou o título. Já em 2010, o Santo André, teve sua oportunidade de buscar a conquista do Paulistão, mas novamente, o Alvinegro Praiano foi um pedra no sapato das equipes do ABC Paulista. Sendo assim, Ramalhão ficou apenas com o vice-campeonato.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]