Você sabe que dia é hoje? Sim, 26 de abril, mas o que essa data tem de especial?

Eu explico, o dia 26 de abril é datado como o dia do solitário na área, sim, Dia do Goleiro; aquele personagem que vê o jogo transcorrer a sua frente e a espera da bola, que por muitas vezes não pode comemorar quando ela surge próximo de si, pois sua função é impedir que ela entre em sua área e a ultrapasse, frustrando assim o momento mais esperado do futebol que é o "GOL".

O dia 26 de abril foi criado em homenagem ao aniversário de um grande ídolo do futebol brasileiro: Haílton Corrêa Arruda, mais conhecido por Manga; uma figura que por muitas vezes é de suma importância para um time de futebol e que por outras sai de campo sem ser aplaudido.

Assim foi criado o Dia do Goleiro. Essa ideia surgiu em 1975 pelo tenente Raul Carlesso, em acordo com o capitão Reginaldo Carlesso - ambos professores de Educação Física do Exército.

Inicialmente, a data para comemorar o Dia do Goleiro seria dia 14 de abril, mas após um encontro entre goleiros da época, ficou estabelecido o dia 16.

Manga - goleiro

O homenageado em questão com o Dia do Goleiro, fora campeão brasileiro com o Internacional em 1976, lembrando que antes disso, Manga havia iniciado sua carreira pelo Sport Recife.

Manga conta também com passagem pelo Botafogo, onde construiu uma carreira sólida, que o levou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966.

No ano de 1981, vestindo a camisa do Barcelona de Guayaquil, Manga encerrou sua trajetória pelos gramados, colocando assim fim na história de uma lenda do futebol mundial.