10 estádios tecnológicos ao redor do mundo

Que tal conhecer os estádios mais modernos construídos neste mundão? Será que tem estádio brasileiro nessa?

Se nesse planeta existem os palcos do futebol e outros esportes, templos onde o homem presenciou acontecimentos históricos, também existem os mais modernos estádios do mundo. O que temos visto nos últimos anos são verdadeiros palcos e anfiteatros para contemplar os melhores jogadores de futebol do mundo, astros da NBA, NFL, Baseball e muito mais.

O grande desafio da engenharia para este tipo de construção arquitetônica é entregar um espaço com máximo conforto, sem obstruir em nada a visão dos espectadores. Vamos ver alguns exemplos?

AT&T Statium

Localização: Arlington, Texas, EUA
Capacidade: 80.000

O quarto maior estádio da NFL é a casa do Dallas Cowboys. Este estádio tem o maior espaço sem colunas e pilares do mundo. O estádio ainda possui as umas portas de vidro com 36 metros de altura; são as maiores portas elétricas de vidro do mundo. Para completar o AT&T Stadium possui ainda um dos maiores e mais tecnológicos telões – chamado de Jombotron.

Scotiabank Saddledome

Localização: Calgary, Canada
Capacidade: 19.289

Construído para suportar o grande peso de sua estrutura sem pilares para bloquear a visão dos torcedores, o Scotiabank Saddledome tem capacidade para 20 mil pessoas e é palco para diversos eventos geral ou jogos da Liga Nacional de Hóquei. É uma verdadeira arena multiuso.

New Miami Stadium

Localização: Miami Gardens, Flórida
Capacidade: 65.000

O Hard Rock Stadium passou por uma reforma de US$ 500 milhões recentemente – agregando um novo nome ao estádio. Nesta reforma, foram instalados telões por todos os lados, construíram suítes exclusivas e uma cobertura enorme que cobre não só as arquibancadas, como também uma boa parte da área externa do estádio. A capacidade do estádio até era maior, mas com as reformas foi necessário reduzir a lotação em 10 mil cadeiras.

Estádio Nacional de Kaohsiung

Localização: Kaohsiung, Taiwan
Capacidade: 55.000

Países orientais, como todos sabemos, são muito ligados à sua história, por isso, o Estádio Nacional de Kaohsiung possui um design que lembra um dragão. A cobertura dele é todinha feita com placas solares, colocando em Taiwan o primeiro estádio do mundo alimentado energicamente através de energia solar.

Sapporo Dome

Localização: Sapporo, Japão
Capacidade: 41.484 (futebol), 40.476 (baseball)

Esse é incrível. O estádio é a casa de dois clubes de esportes diferentes, o Hokkaido Nippon Han Fighters – de Baseball – e do Consadole Sapporo, de futebol. Você sabe que se quiser jogar futebol americano em um campo de futebol tradicional, terá de repintar as linhas, mas dá para fazer. Agora, um campo de baseball é muito diferente, então o Sapporo Dome tem os dois campos. Na verdade, o gramado para receber futebol é natural e recebe banhos de sol constantemente, já o gramado para a prática do Baseball é artificial e montado rapidamente. Se liga no vídeo:

Levi’s Stadium

Localização: Santa Clara, Califórnia
Capacidade: 68.500 – 75.000

A casa dos 49ers de San Francisco, tradicional clube da NFL, o Levi’s Stadium custou a bagatela de 1,3 BILHÃO de dólares. A sua capacidade de 68.500 lugares pode ser receber ainda mais cadeiras, ficando com 75.000. Além de ter acentos extremamente perto do gramado, o Levi’s Stadium possui 174 suítes de luxo para quem quer ter uma experiência mais confortável.

Allianz Arena

Localização: Munique, Alemanha
Capacidade: 75.000

Inaugurado em Abril de 2005, o Allianz Arena é palco por onde desfilam os jogadores do balado time do Bayern München, como Arjen Robben, Manuel Neuer, Robert Lewandowski e o brasileiro Douglas Costa. O Allianz Arena é o primeiro estádio capaz de mudar suas cores externas. Quem for visitar o local ainda tem a oportunidade de conferir o Museu do Bayern (mas precisa tempo, por que são muitos títulos) Ah, o apelido do estádio é ” Schlauchboot”, que significa bote inflável. Parece?

Ericsson Globe

Localização: Estocolmo, Suécia
Capacidade: 13.850

Parece um planetário, o Ericsson Globe chama atenção de qualquer pessoa passando por Estocolmo. Trata-se do maior edifício hemisférico do mundo (o prédio tem 106 metros de altura). O local acolhe eventos de todos os tipos, como o famoso Eurovision, um evento musical. Em dias regulares, o Ericsson Globe recebe jogos de Hóquei no Gelo.

Gillette Stadium

Localização: Foxborough, Massachusetts
Capacidade: 68.756

Construído para ser eficaz e marcante. Casa do New England Patriots, o estádio possui, além dos mais de 68 mil lugares, 87 suítes 6 mil assentos premium. Além de torcer as pessoas vão visitar o estádio e tem aula à sua disposição dois displays a enormes de muita qualidade.

Bacana não é mesmo? Se você tem alguma sugestão de pauta, deixe seu comentário.

Márcio BohrerMárcio Bohrer

Fotógrafo e Jornalista do Oficina da Net há 9 anos

[blocksy_breadcrumbs]