10 campeões do mundo pelo Brasil que você talvez não lembre

Mesmo em uma competição tão importante, alguns jogadores não são tão lembrados por grande parte da torcida brasileira.

5 vezes campeã do mundo, a seleção brasileira é a simbologia do futebol em seu mais alto nível de qualidade. A cada quatro anos, são escolhidos a dedo os jogadores que serão nossos representantes na competição mais importante do esporte no mundo.

Entretanto, alguns jogadores, mesmo nas edições em que o Brasil levantou a taça, não são tão lembrados pela maior parte da torcida brasileira. Pensando nisso, listamos 10 atletas que estiveram nas duas últimas conquistas de Copa do Mundo pela seleção brasileira, mas que você talvez não lembre.

Os 10 campeões mundiais pela seleção brasileira que você talvez não lembre

1. Anderson Polga (Zagueiro):

O defensor, que na época, teve destaque no Corinthians, mas estava no grupo que foi campeão mundial no ano de 2012. Encerrou sua carreira no mesmo ano.

2. Kaká (Meio-campo):

Talvez você não lembre, mas Kaká esteve na conquista do Penta em 2002. Ainda menino, com 19 anos de idade, atuou por apenas 25 minutos, em uma partida da fase de grupos diante da Costa Rica. Curiosamente, foi a única vez em que venceu a Copa do Mundo. Encerrou a carreira no ano de 2017.

Kaká, durante a Copa do Mundo de 2002. (Foto:FIFA)

3. Viola ( Atacante):

Um dos jogadores mais folclóricos da época, Viola teve pouca participação na Copa do Mundo de 1994. Atuou apenas por alguns minutos na prorrogação da grande final contra a Itália. Mesmo com qualidade técnica interessante, não desbancou Romário e Bebeto no time titular.

Viola atuou apenas uma vez na Copa do Mundo de 1994. (Foto:FIFA)

4. Paulo Sérgio (Meio-campo):

A edição de 1994 foi marcante pelas defesas de Taffarel, e pelos gols de Romário e Bebeto. Entretanto, poucos lembram dos suplentes daquele elenco, e o meia Paulo Sérgio foi um deles. Atuando na época pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, o jogador não era unanimidade, mas foi bancado pelo técnico Parreira. Pouco jogou, tendo atuações discretas.

Paulo Sérgio diante de Camarões, na Copa do Mundo de 1994. (Foto:FIFA)

5. Rogério Ceni (Goleiro):

Maior ídolo da história do São Paulo, o goleiro esteve no grupo que foi campeão na edição de 2002, mas era a terceira opção para a posição, que contava com o titular Marcos e Dida. Não entrou em campo naquela edição. Encerrou sua carreira no ano de 2015.

Rogério Ceni estava no elenco campeão do mundo em 2002. (Foto:Reprodução)

6. Ronaldão (Zagueiro):

Mesmo sem ser o titular no time de 1994, o defensor entrou para a história da seleção brasileira. Foi o primeiro jogador a atuar em uma Copa do Mundo pela amarelinha sem estar atuando no futebol europeu ou sul-americano, e até hoje, o único a ser campeão. Sequer entrou em campo naquela edição.

Ronaldão, ao lado de Romário, na conquista da Copa do Mundo de 1994. (Foto:FIFA)

7. Mauro Silva (Meio-campo):

Um dos melhores de sua posição na sua época, o meia nunca atuou por grandes clubes, e em 1994, atuava pelo Deportivo La Coruña, da Espanha. Mesmo não sendo titular, foi um coadjuvante importante para a conquista daquela edição da Copa do Mundo. Encerrou sua carreira no ano de 2005.

Mauro Silva, na Copa do Mundo de 1994. (Foto:Getty Images)

8. Luizão (Atacante):

Com Ronaldo Fenômeno tendo grande desempenho na Copa do Mundo de 2002, Luizão, seu reserva, não teve muitas oportunidades. Mesmo que tenha sido titular na estreia, a brilho de Ronaldo fez com que Luizão não fosse ainda mais lembrado. Encerrou sua carreira no ano de 2009.

Luizão esteve no grupo campeão do mundo em 2002. (Foto:Sports News)

9. Müller (Atacante):

Jogador importante em 1986 e 1990, o atacante ídolo do São Paulo não foi muito aproveitado em 1994. Entrou em campo apenas no duelo contra Camarões, na fase de grupos, e o grande desempenho de Romário e Bebeto impediu mais aparições naquela edição.

Müller esteve no elenco da Copa do Mundo de 1994. (Foto:Reprodução)

10. Belletti (Lateral-direito):

Jogador bastante conhecido no futebol mundial, Belletti teve atuação discreta em 2002, atuando apenas por alguns minutos diante da Turquia, na semifinal. Por Roberto Carlos ser o titular absoluto da posição, não teve mais oportunidades naquela edição. Encerrou sua carreira no ano de 2011.

Belletti em ação na Copa do Mundo de 2002. (Foto:FIFA)

Talis Andrey Talis Andrey

Apaixonado por futebol e jornalismo. Redator do site Minha Torcida e do site Poupar Dinheiro

[blocksy_breadcrumbs]