Eliminado na fase de grupos da Libertadores, o São Paulo entrou como um dos favoritos ao título da Copa Sul-Americana neste ano. Mas o sonho durou pouco. O tricolor paulista precisava vencer o Lanús, em casa, pela partida de volta da 2ª fase da Copa Sul-Americana. Após perder o confronto de ida, o time paulista precisava de uma vitória simples para passar de fase, visto que há gol qualificado nessa fase da competição. Com um 4x2 que dava a vaga ao time brasileiro até o final do jogo, um gol nos acréscimos do Lanús desclassificou o time de mais uma competição internacional em 2020.

Por ter sido derrotado pelo placar de 3x2 na partida de ida, o São Paulo precisava vencer para se classificar. Entretanto, como nas competições organizadas pela Conmebol ainda há o critério do gol qualificado, o tricolor paulista precisaria vencer por apenas 1x0 para se classificar. Vitória a partir de dois gols de diferença, independente do placar, classificava o São Paulo.

Vitória do time brasileiro por 2x1 ainda confirmava a classificação, enquanto o placar de 3x2 para o tricolor levaria a decisão para os pênaltis. Já o 4x3 (placar do jogo) deu a vaga ao time argentino.

São Paulo x Lanús; transmissão

O duelo entre São Paulo e Lanús, que aconteceu na quarta-feira era válido pela 2ª fase da Copa Sul-Americana e teve transmissão exclusiva da plataforma de pay-per-view Conmebol TV, para os assinantes de todo o Brasil.

Vale lembrar que, ainda sem nenhum acordo para transmissão na TV aberta, a Copa Sul-Americana tem como único meio de transmissão a Conmebol TV, plataforma de pay-per-view criada após a rescisão dos contratos de transmissão do campeonato.

Ficha do jogo

São Paulo x Lanús
Horário: 19h15 (Horário de Brasília)
Estádio: Morumbi
Onde assistir: Conmebol TV
Competição: 2ª fase da Copa Sul-Americana

São Paulo foi com força máxima

Pelo lado do São Paulo, o técnico Fernando Diniz tinha dúvidas em relação ao time titular. Igor Vinícius era dúvida, e Tchê Tchê atuou novamente na lateral-direita. Sendo assim, o São Paulo foi escalado com: Tiago Volpi; Tchê Tchê, Bruno Alves, Diego e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Brenner e Luciano.

Pelo lado do Lanús, o time argentino foi a campo com a mesma equipe que venceu o time brasileiro na partida de ida. Com isso, o time deve ser escalado com: Morales; Di Plácido, Thaller, Burdisso e Aguirre; Belmonte, Pérez e Vera; De La Vega, Sand e Bernabei.

Como assinar a Conmebol TV

Para assistir a muitos jogos da Libertadores e da Copa Sulamericana deste ano é necessário assinar a Conmebol TV direto com a sua operadora. Até o momento, as operadoras de TV por assinatura não forneceram mais detalhes sobre como assinar o serviço de pay-per-view. No entanto, também será possível acompanhar às transmissões por um serviço de streaming. A produção e a programação ficará por conta da BandSports.

Em parceria com a BandSports, o serviço estará disponível entre os canais da Claro e da Sky. O acordo entre CONMEBOL e as emissoras foi fechado no último domingo e será válido por três anos, e terá o custo de R$ 39,90 mensais. Além de tudo, os assinantes terão acesso aos jogos da Libertadores, da Copa Sul-Americana e da Recopa.

Como foi o jogo

Primeiro tempo

Precisando reverter a desvantagem sofrida na primeira partida, o time comandado pelo técnico Fernando Diniz começou com tudo, só que aos 16 minutos, após falha na defesa são-paulina, De La Veiga chutou de muito longe e venceu o goleiro Tiago Volpi.

Depois do primeiro gol, o time argentino pressionou mais ainda, e aos 22 minutos, quase ampliou o placar. Aos 26 minutos, depois de cobrança de escanteio de Reinaldo, Daniel Alves completou de cabeça para empatar o jogo. Entretanto, aos 43 minutos, o Lanús chegou ao segundo gol com Aguirre, que completou cruzamento vindo do lado direito. Missão difícil para o segundo tempo.

Segundo tempo

Já aos 3 minutos, Luciano cabeceou muito perto do gol após cruzamento de Reinaldo. 10 minutos depois, Gabriel Sara acertou a trave com uma bela cobrança de falta, e assim, o tricolor seguiu na pressão.

Aos 16 minutos, depois de lindo passe de Daniel Alves, Pablo completou com um chute rasteiro, e empatou a partida novamente. Com 41 minutos, Gabriel Sara cruzou do lado esquerdo, e o defensor Di Plácido marcou contra. O 3x2 levava a decisão para os pênaltis, até que, aos 43 minutos, depois de cobrança de falta de Daniel Alves, Gabriel Sara marcou o gol que classificava o São Paulo para a próxima fase da competição.

No entanto, no apagar das luzes, aos 48 minutos do segundo tempo, Orsini ganhou disputa na área e de forma dramática, frustrou os planos do time brasileiro.

Fim de jogo, e mesmo vencendo, o placar de 4x3 não foi suficiente para o São Paulo avançar na Copa Sul-Americana pelo critério do gol qualificado. O time agora se concentra no Campeonato Brasileiro, onde no próximo sábado, enfrenta o Goiás, em casa, às 19h, pela 20ª rodada da competição.

Depois do jogo, o técnico Fernando Diniz lamentou a eliminação, e declarou que não fará alterações significativas no time titular:

"É justificar resultado. As perguntas são sempre justificando o resultado. Já mudei (a defesa). É uma questão de postura do time. O time como sistema tem de saber ser consistente como foi contra o Flamengo. Tem todas as condições de jogar o que jogou contra o Flamengo. Não precisa fazer mudança, inventando monstro. Ficar especulando, achar monstro como acharam lá que o Flamengo perdeu. Estão tentando achar monstro aqui agora." disse Fernando Diniz.