Como foi a 28ª rodada da Série A

Corinthians perde para o Bahia, Grêmio vence no fim e a briga pelo G6 fica ainda mais acirrada.

Por Márcio Bohrer
Compartilhe

O Campeonato Brasileiro de 2017 está se encaminhando para a reta final e a briga pelas primeiras posições da tabela esquentaram de vez. Enquanto ninguém ameaça o Corinthians (ainda líder, porém, com aproveitamento ruim no segundo turno), Grêmio, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Flamengo disputam as vagas restantes para a Libertadores 2018. Enquanto isso, a briga pra sair do Z4 também rende bons comentários - a Ponte Preta perdeu para o Cruzeiro e ocupa a primeira das quatro vagas para deixar a Série A.

A rodada começou lá no dia 7 de outubro, quando o Cruzeiro venceu a Ponte Preta, jogou a Macaca na Zona do Rebaixamento e encostou nos primeiros da tabela. O time mineiro chegou aos 47 pontos e, mesmo tendo conquistado a Copa do Brasil, não está em férias. 

Já no sábado, dois jogos deram seguimento ao campeonato. O Vasco venceu em casa o Botafogo e se anima para buscar uma posição com mais destaque na classificação. O único gol da partida foi marcado por Nenê, em chute de fora da área. 

E o São Paulo, na luta para escapar da situação delicada em que se encontrou nas últimas rodadas, venceu o Atlético-PR por 2-1 em casa e pulou para a 13ª colocação, a dois pontos do adversário de sábado.

Quem também vivia situação de alerta era o Fluminense, os maus resultados fizeram os cariocas temerem uma visita ao Z4. No entanto, a equipe de Abel Braga conseguiu uma vitória suada com gol de Henrique Dourado sobre o Avaí (1 a 0) e respira mais aliviada na rodada.

Dourado é o artilheiro do BrasileirãoDourado é o artilheiro do Brasileirão

O Palmeiras está em quarto lugar no Brasileirão e mesmo assim demitiu o técnico Cuca no meio da semana; na primeira partida pós Era-Cuca, vitória por 3 a 1 sobre o lanterna Atlético-GO. O destaque da partida foi Keno, que antes reserva, recebeu a oportunidade do técnico interino do Verdão e deu três passes para os gols do time. Walter descontou para o time da casa em cobrança de pênalti com classe.

Existe hat-trick de assistências?Existe hat-trick de assistências?

A Chapeconese recebeu na Arena Condá o Flamengo para tentar se reabilitar na competição e viu a situação complicada permanecer. Quem levou a melhor foi o Flamengo, que com gol de Diego, conseguiu uma vitória importante (1 a 0). O clube carioca possui agora 43 pontos junto do Botafogo; já a Chape ficou fora da Zona do rebaixamento, mas com pontuação de Z-4.

Xô Zica!Xô Zica!

Em partida disputada no Paraná, o Coritiba recebeu o Grêmio no Couto Pereira. Para ambos o jogo valia muito mais que os três pontos, valia uma retomada na competição. O Coritiba está a dois pontos do lanterna do campenato e precisava da vitória. Já o Grêmio tem uma das piores campanhas do returno e igualmente precisava se reerguer para suportar os difíceis jogos da Libertadores logo ali na frente. 

Para piorar, o jogo não foi nada bom, poucas chances claras de gol, muitos cruzamentos e mais atitude do time da casa. Mas como o futebol é uma incógnita muitas vezes, já nos acréscimos, a substituição menos comemorada feita por Renato Portaluppi veio a decidir o jogo. Jael havia recém entrado, fez uma jogada desengonçada e conseguiu dar um passe perfeito para Ramiro chutar no alto, na saída do goleiro. O famigerado gol "no apagar das luzes" levou o Grêmio de volta à vice-liderança da Séria A, por ora.

Essa foi no último atoEssa foi no último ato

A vitória do Grêmio foi maior ainda porque o Bahia fez o dever de casa, venceu o Líder Corinthians por 2-0, subiu na tabela e viu a diferença entre os líderes reduzir. A partida teve destaque negativo para o lado corinthiano. Em duas falhas individuais o Bahia aproveitou e não desperdiçou as chances.

Na primeira, o lateral Fagner 'dormiu' com a bola dentro da área e permitiu que o adversário tomasse o 'doce da criança', Vinicius recebeu e guardou. Já na segunda etapa, o Corinthians precisava ao menos do empate e para que isso ocorresse, o Goleiro Cássio atravessou o campo para tentar o cabeceio no escanteio - talvez o último lance da partida -, no entanto, a bola foi cortada e na sobra Marquinhos Gabriel errou o passe, deixando o campo aberto para Régis receber lançamento antes do meio de campo, correr e colocar a bola no fundo das redes.

Falhou 1 e falhou 2, gols para o Bahia.Falhou 1 e falhou 2, gols para o Bahia.

A diferença para o segundo colocado caiu para nove pontos e pode ficar ainda menor, já que o Santos joga hoje a noite contra o Vitória, na Vila Belmiro. Se vencer, o Peixe chega aos 51 pontos e ficará a apenas sete do líder Corinthins. 

É, amigos, o campeonato ainda não acabou!

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal