Clubes rejeitam o uso do 'VAR' na rodada do final de semana do Brasileirão

Árbitro de vídeo não é aceito por clubes em apenas duas partidas da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Por
Compartilhe

A intenção da CBF de usar o árbitro de vídeo em duas partidas na próxima rodada do Brasileirão foi veemente rejeitada pela grande maioria dos clubes que disputam a competição. O presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, Marco Polo del Nero, teve de recuar de sua ideia inicial. Assim, o VAR irá fazer parte apenas da reta final do campeonato Brasileiro, sem uma data específica para o seu uso.

VAR - Árbitro de vídeo.VAR - Árbitro de vídeo.

De acordo com a reportagem da “Gazeta Esportiva”, os clássicos entre São Paulo x Corinthians e Fluminense x Palmeiras, seriam as partidas escolhidas pela CBF para o uso do sistema por conterem em seus estádios uma infraestrutura adequada. No entanto, a pressão foi muito grande perante a “tal desigualdade” e, com isso, ficou decidido que o VAR será usado no Campeonato Brasileiro somente quando todos os jogos forem contemplados.

Além da pressão por parte dos clubes que disputam o torneio, a CBF também aceitou recuar em virtude de não ter sua própria geração de imagens, uma vez que ela depende das imagens da Rede Globo – detentora dos direitos de transmissão para implantar o novo sistema.

Árbitro consultando o VAR.Árbitro consultando o VAR.

Com essa recuada de estratégica - por pressão ou por falta de condições técnicas, quem ganha é a Comissão Nacional de Arbitragem, comandada por Coronel Marinho, que ganhará tempo para preparar melhor os profissionais.

Mas quando o VAR poderá ser acionado?

Segundo o protocolo da IFAB, o árbitro de vídeo só poderá ser usado em quatro situações: lances de gol, dúvida sobre pênalti dentro ou fora da área, identificação de jogadores para advertência e gravidade para expulsão de algum jogador, fora isso, o uso do árbitro de vídeo está descartado.

Como funcionará o sistema?

A cabine do VAR estará composta por um operador de imagens, um árbitro, um assistente e um supervisor, ao qual poderão ser consultados em situações mais complexas, as mesmas acima citadas.

Mais sobre: brasileirão série a var
Comentários