Sem contar com a permanência de Cuca no comando técnico do time para 2019, o Santos já inicia a procura por um novo treinador e Abel Braga é o principal nome de uma lista de "candidatos".

Com contrato a vencer no final do ano, é praticamente certo que o treinador Cuca não permanecerá à frente do Santos no próximo ano - onde o próprio já admitiu a pessoas próximas que não deseja permanecer e com isso ficar um tempo sem trabalhar. Entretanto, José Carlos Peres - presidente do Peixe e alguns diretores do clube tentam fazer Cuca mudar de ideia, mas também sabem que as chances são remotas. O desgaste com a direção e a pressão familiar, fazem com que o atual treinador do Santos decida por ficar um tempo parada, para se reciclar e também curtir um pouco a família - se bem que o relacionamento entre o presidente e o treinador nas últimas semanas tem melhorado; mesmo assim, como já declaramos, as chances dele permanecer a frente do comando técnico do Santos, são remotas ou muito pequenas.

Assim sendo, Peres tem ouvido membros da direção para que defina logo uma opção para comandar a equipe na próxima temporada e é ai que surge o nome de Abel Braga - um sonho de consumo da direção santista - porém, com uma pedida salarial alta e com a concorrência de grandes clubes do Brasil, como Flamengo, por exemplo, e times do exterior, prometem complicar a vinda do treinador para a Vila Belmiro.