Protocolo de segurança que será utilizado na volta do Campeonato Inglês é aprovado por unanimidade pelos 20 clubes da Premier League, segundo a agência de notícias Reuters.

O futebol na "terra da rainha" será retomado depois de um longo tempo de paralisação por conta da pandemia da COVID-19 e esse retorno irá ocorrer na próxima quarta-feira - dia 17 de junho, com dois jogos: Manchester City x Arsenal e Aston Villa x Sheffield United.

Entre as principais determinações neste protocolo estão à ausência de público presente nas arquibancadas e a entrada das equipes em campo - essas deverão entrar de forma individual. Além dessas, objetos do jogo propriamente dito, como bola, bandeiras de escanteio, placas de substituição e painéis de substituição serão devidamente higienizados.

Os 20 clubes da Premier League - 2019/2020 - imagem: arquivo
Os 20 clubes da Premier League - 2019/2020 - imagem: arquivo

Os jogadores passarão por testes horas antes de se dirigirem ao local das partidas, enquanto isso, as áreas técnicas, banco de reservas e cabine do VAR serão modificadas, ou seja, terão um espaço maior para que se tenha o distanciamento exigido neste protocolo.

Diferentemente do que ocorreu na Bundesliga logo em seu retorno, na Premier League os jogadores reservas e técnicos não terão a obrigação de utilizar máscaras e nem mesmo os atletas que irão para o jogo precisarão entrar vestindo as mesmas. Ainda como norma deste protocolo aprovado, os clubes respeitarão um minuto de silêncio em "homenagem" as pessoas que morreram vítimas da COVID-19.