As maiores rivalidades do mundo do futebol

Será que o clássico do seu clube está na lista das 10 maiores rivalidades do planeta?

Por
Compartilhe

Mais que clássicos regionais, há rivalidades que ultrapassam as fronteiras de um país. Estamos falando do futebol e em se tratando deste esporte riquíssimo, temos vários exemplos de confrontos históricos dentro das quatro linhas que movimentam nações de torcedores fiéis ao redor do mundo.

Praticamente todo mundo acompanha, mesmo que indiretamente, o resultado e repercussões de um confronto entre Real Madrid e Barcelona, por exemplo. Pois então a gente traz para você uma lista levantada pelo Jornal The Telegraph com as 10 maiores rivalidades do mundo.

Manchester United x Liverpool

Conhecido como North West Derby, o clássico entre os Liverpool e Manchester United aquece a Premier League há muitos anos; mais precisamente, desde 28 de abril de 1894. O clássico é um dos maiores do mundo e o maior da região noroeste da Inglaterra. Manchester e Liverpool ficam a apenas 56 Km de distância e, portanto, se estabelecem também rivalidades que vão além do futebol, como por exemplo na econômia.

As maiores rivalidades do mundo do futebol

Número de partidas: 198
Vitórias do United: 79
Vitórias do Liverpool: 65
Empates: 54

Entre as décadas de 70 e 80, o crescimento dos movimentos Hooligans se intensificou e entre as torcidas de United e Liverpool ocorreram diversos incidentes que culminaram em mortes. Hoje as disputas dentro e fora de campo são bem mais amigáveis, embora sempre tenha aquele grupinho de torcedores que querem confusão.

Roma x Lazio

Em Roma, na Itália, o clássico que movimenta as torcidas de Roma e Lazio ocorre desde dezembro de 1929. O clássico rendeu inúmeros jogos históricos com trunfos de ambas as equipes. Uma das maiores goleadas da história do confronto, ocorreu em março de 2002, quando a Lazio tomou 5x1 da Roma em casa. O atacante Vincenzo Montella, nesta ocasião, marcou quatro gols.

Número de Jogos: 182
Vitórias do Roma: 68
Vitórias da Lazio: 51

Atos de violência também são frequentes entre as torcidas, e olha que os dois times dividem o mesmo estádio.

Olympiakos x Panathinaikos

A rivalidade entre os maiores clubes da Grécia tem muito mais diferenças que apenas o futebol. Desde a origem dos times, as discrepância social, racial e financeira gerou desavenças que duram até hoje.

Em 1908 a turminha abastada da cidade de Atenas resolveu juntar um grupo para praticar o futebol, o Panathinaikos. Obviamente os moradores da periferia não estavam convidados, então, 16 anos depois, a classe trabalhadora do porto de Piraeus, nos arredores de Atenas, também fundou um pequeno clube, o Olympiacos.

As maiores rivalidades do mundo do futebol

Além do futebol, a rivalidade entre os times se estendeu para outras modalidades, como no Vôlei, Basquete e até o Polo Aquático. Aquelas terríveis brigas entre torcidas, incluindo morte de torcedores já ocorreram em eventos de vôlei e basquete.

O primeiro jogo entre os times de futebol ocorreu em 1930 e o Panathinaikos venceu pelo elástico placar de 8x2. Apesar disso, o clube que mais venceu o clássico é o Olympiacos (80 vitórias). Se liga em alguns Gols de 2001-2010.

Real Madrid x Barcelona

Dispensa comentários, não é mesmo? Em números publicitários, receita de TV e fãs pelo mundo comprovam que este é sem dúvidas o maior clássico da atualidade. Mas claro que a rivalidade entre Real e Barça não começou nos últimos anos. O confronto também vem de diferenças sociais, entre a realeza madrilenha contra o povo catalão.

É curioso que Real x Barça é mais importante para os torcedores que os clássicos dentro de suas próprias cidades, como o Atlético de Madrid e o Espanhol. Dentro desta rivalidade estão muitos casos de violência, dentro e fora de campo.

As maiores rivalidades do mundo do futebol

Número de Jogos: 233
Vitórias do Real Madrid: 93
Vitórias do Barcelona: 91
Empates: 49

A primeira partida entre os clubes ocorreu em 1902, quando o Barça ganhou por 3-1 no Hipódromo de la Castellana, em Madrid. Para contrastar com a atualidade, o último "El Classico" foi disputado na reta final do campeonato espanhol e o Barcelona se saiu novamente vencedor, porém com um jogo dramático e o estádio Santiago Bernabeu lotado - o título do "Espanholão" ficou com o Real.

Ajax x Feyenoord

O primeiro jogo entre Ajax e Feyennord ocorreu em 9 de outubro de 1921. O duelo se dá entre os time que sediam seus jogos em Amsterdã (Ajax) e Roterdã (Feyenoord).

Número de jogos: 187
Vitórias do Ajax: 82
Vitórias do Feyenoord: 58

As maiores rivalidades do mundo do futebol

Muito além dos gramados, as torcidas de Ajax e Feyenoords duelaram nas ruas por muitos anos. Brigas entre torcidas foram frequentes na década de 80 mas tem casos muito recentes de violência; há episódios até do ano passado. Que coisa, não?

Como exemplo desta rivalidade, deixo um vídeo com os melhores momentos do jogo entre os clubes em março deste ano.

Al-Ahly x Zamalek

Você aqui na América do Sul talvez não conheça com tanta propriedade, mas reconhecidamente, o Derby do Cairo é o maior clássico da África e um dos maiores do planeta. Al-Ahly e Zamalek são os maiores vencedores do continente Africano, mas é por parte da paixão desencadeada pelas torcidas que o clássico ganha destaque.

Número de jogos: 222
Vitórias do Al-Ahly: 93
Vitórias do Zamalek: 54

As maiores rivalidades do mundo do futebol

Obviamente os duelos entre os times do Oriente-médio rendem também muitas brigas e cenas de violência nas arquibancadas. Por isso os esquemas de segurança estão cada vez mais exigentes. Diversas partidas já tiveram de ser suspensas e até canceladas devido a incidentes violentos.

Fenerbahçe x Galatasaray

Ironicamente, sobre a rivalidade envolvendo os times da Turquia nós já ouvimos muito falar (já que a Turquia fica longe pra caramba do Brasil, mas temos muitos casos de jogadores brasileiros que marcaram seus nomes por lá). É de lá que vem duelos sangrentos e ao mesmo tempo históricos. Em Istambul, capital da Turquia, também foi a disparidade entre classes sociais que culminou na formação de dois grandes times de futebol, o Galatasaray e o Fenerbahçe.

As maiores rivalidades do mundo do futebol

O primeiro duelo ocorreu em 17 de janeiro de 1909. Ao todo são mais de 386 jogos, com 137 vitórias para o Fenerbahçe e 123 para o Galatasaray.

O movimento dos hooligans também marca presença neste clássico e por muitos anos se viu ambientes de horror entre as torcidas. Esta tensão vai direto para dentro do campo. Quem não lembra do brasileiro Felipe Melo encarnando o “espirito” do derby?

Red Star Belgrade x FK Partizan

Conhecido como o "Eterno Derby", o duelo entre Estrela Vermelha e Partizan já ocorreu 154 vezes. O maior clássico sérvio, rende ótimos jogos no futebol, basquete e handebol.

Vitórias do Estrela Vermelha: 62
Vitórias do Partizan: 46

As maiores rivalidades do mundo do futebol

Desde as o fim da Guerra que determinou a ruptura da Iugoslávia, um clássico se tornou o grande duelo sérvio no futebol. O papel da torcida neste confronto é fundamental para o engrandecimento do espetáculo. Mas claro, há também o lado negativo, envolvendo momentos violentos, racistas e nocivos ao futebol.

Rangers x Celtic

Para os lados da Escócia também há rivalidade no futebol. A cidade de Glasgow simplesmente para pra ver Rangers x Celtic. O primeiro confronto ocorreu em 1888 e portanto, este é um dos clássicos mais antigos do mundo.

Número de jogos: 573
Vitórias do Celtic: 200
Vitórias do Rangers: 241

As maiores rivalidades do mundo do futebol

A rivalidade entre esses times envolve também questões religiosas. A turma dos Rangers venera a Rainha Elizabeth II - costumam usar bandeiras do Reino Unido nos jogos e até um bandeirão com o rosto da Rainha. Já os torcedores do Celtic são predominantemente católicos - com manifestações de carinho ao papa João Paulo II.

Boca Juniors x River Plate

Ahhh você então pensou que seu clássico poderia estar aqui? Ele provavelmente estaria se a gente colocasse aqui 20 rivalidades. Só que não poderíamos terminar este artigo com outra rivalidade diferente de Boca e River. Elas certamente vão estar em qualquer lista sobre rivalidade e clássicos do mundo. São 363 jogos disputados em mais de 100 anos.

Vitórias do Boca: 131
Vitórias do River: 119

As maiores rivalidades do mundo do futebol

O começo dessa história ocorreu lá no bairro de La Boca, na Argentina. São dois clubes formados no mesmo bairro e com histórias muito vitoriosas. Posteriormente o River Plate se mudou para o bairro Belgrado. Aí você lembra das questões “pobre” e “rico” de cada time? O river Plate foi parar num bairro nobre de Buenos Aires enquanto o Boca ficou no bairro dos operários. Pimenta na medida para aquecer o paladar da disputa que se tornaria este clássico.

Os embates resultaram numa soberania de títulos para ambos. Boca Juniors, por exemplo, tem seis Libertadores da América, enquanto o River soma três. Quando falamos de campeonatos Argentinos, o time branco e vermelho levou mais edições para casa (36 contra 31 do Boca). A última edição do Superclássico ficou 3-1 para o River Plate.

Não fique triste se o Fla-Flu, Gre-Nal e outros grandes clássicos nacionais não figuraram nesta lista. Prometo uma postagem com o engrandecimento destes duelos exclusivamente no futuro. Você acompanha algum dos clássicos citados acima? Deixe o seu comentário.

Comentários