Os 10 clubes mais vencedores da NBA

São 70 anos de história no Basquete norte-americano. E quais são os times que mais levantaram a taça de campeão?

Por
Compartilhe

Há poucos dias o mundo todo parou para assistir os grandes jogos do “The Finals”, na NBA (As finais da Liga norte-americana de Basquete). Os times de astros como LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry brilharam em quadra com vitória do Golden State Warriors por 4-1 na sequência de melhor de sete partidas.

Mas a história da NBA começa a exatos 70 anos, quando a competição se chamava BAA (Basketball Association of America). Na época a final ocorreu entre Chicago Stags - Vencedor da conferência oeste - e Philadelphia Warriors - vencedor da conferência leste. O Philadelphia ficou com a taça com placar de 4 jogos a 1.

Mas afinal, quais são os times que mais venceram a NBA The Finals?

Houston Rockets

Títulos: 2
Finais: 4

O time foi fundado em 1967 sob a alcunha de San Diego Rockets, mas em 71 passou a se chamar Houston Rockets. Os títulos vieram em duas temporadas seguidas, em 1994 e 1995. Antes disso, apesar do título da conferência o The Finals não veio em 1981 e 86.

Na última temporada, os Rockets caíram nos playoffs para o San Antonio Spurs nas quartas de final por 4-2 no melhor de sete.

New York Knicks

Títulos: 2
Finais: 6

Pertencente à Divisão Atlântica da Conferência Leste, é um time com sede em Nova York. O time chegou ao The Finals por três anos consecutivos, em 51,52 e 53, mas não conseguiu levar o título. A glória veio na década de 70 quando faturou o The Finals sobre o Los Angeles Lakers em 1970 e 1973. Os Knicks ainda bateram na trave em 72, 94 e 99.

Em 2017 o New York Knicks não fez boa temporada, terminando a competição em 12º da Conferência Leste.

Miami Heat

Títulos: 3
Finais: 5

O grande auge do Miami Heat ocorreu em 2013 quando venceu incríveis 27 jogos seguidos - a terceira maior série de vitórias da história da NBA. Os títulos da NBA são recentes, em 2006, 2012 e 2013, contra Dallas Maverics, Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs. Os Heat ainda tropeçaram em 2011 e 2014 quando perdeu o The Finals para o Dallas Maverics e San Antonio Spurs.

Na temporada atual o Miami Heat ficou pelo caminho na Conferência Leste e não avançou aos Playoffs.

Detroit Pistons

Títulos: 3
Finais: 7

Em 1941 quando foi fundado, o time se chamava Fort Wayne Zollner Pistons e pertencia a NBL (Liga Nacional de Basquete). Foi apenas em 1957, já na NBA que o Detroit Pistons passou a se chamar desta forma. Os três títulos da NBA vieram em 1989,90 e 2004, respectivamente. Além dos títulos, o Pistons ainda chegou à final outras quatro vezes (55, 56, 88 e 2005).

Na temporada que se passou o Detroit ficou na 10ª posição da Conferência Leste, portanto, no famigerado meio de tabela.

Philadelphia 76ers

Títulos: 3
Finais: 9

Os Sixers, como são conhecidos, não habitam uma final da NBA desde 2001, mesmo assim seu nome está marcado na história como um dos três que mais vezes chegou à final. Títulos são três, em 1955, 1967 e 1983.

Na última temporada a campanha foi quase desastrosa, ficando em penúltimo na Conferência Leste e amargando pelo cinco derrotas nas últimas cinco partidas.

San Antonio Spurs

Títulos: 5
Finais: 6

Bom número para relação de aproveitamento, não é mesmo? Se o time chegou em seis finais e conquistou cinco títulos, a pontaria esteve ótima. A trajetória vitoriosa dos Spurs se deu no final dos anos 90, mais precisamente em 1999 e se estendeu para 2003, 2005, 2007 e mais recentemente 2014. Na temporada 16-17 o time ficou pelo caminho, mas pode se considerar que “perdeu para o campeão”, já que foi eliminado na semifinais pelo Golden State Warriors.

Golden State Warriors

Títulos: 5
Finais: 9

Ah, o atual campeão. Coincidentemente o Golden State é também o primeiro campeão da BAA - como era chamada a liga antes da criação da NBA. Na época, em 1947, o nome do time era Philadelphia Warriors. Posteriormente o nome ainda San Francisco Warriors até 1971. Nessa história toda, o Philadelphia/San Francisco/Golden State Warriors já levou para casa cinco títulos da NBA (incluindo aquele de 47).

Os números da temporada atual nem precisamos informar, não é mesmo?

Chicago Bulls

Títulos: 6
Finais: 6

Falou em eficiência? Sob o comando do mito Michael Jordan, maior gênio da história do Basquete, o Chicago Bulls disputou seis The Finals e levou pra casa os seis títulos, TODOS com o prêmio individual (MVP) de melhor jogador das finais para Michael Jordan.

Na atual temporada, o Bulls se classificou para os Playoffs em oitavo colocado da Conferência Leste, mas ficou pelo caminho, perdendo nas oitavas para o Boston Celtics.

Los Angeles Lakers

Títulos: 16
Finais: 31

Agora, se tem time que mais esteve presente em The Finals nestes 70 anos de competição, este time é o Los Angeles Lakers. Ganhou tantas quanto perdeu. São 16 finais bem sucedidas contra 15 em que o sonho acabou. Destaque para o vice de 2008, seguido dos títulos em 2009 e 2010 com a benção de outro ícone do Basquete norte-americano e mundial, Kobe Bryant - MVP nas duas finais consecutivas.

Apesar da história vencedora, os Lakers foram mal na temporada que se encerrou, amargando a vice-lanterna da Conferência Oeste.

Boston Celtics

Títulos: 17
Finais: 21

Nenhum outro time venceu mais The Finals que o Boston Celtics. Tudo bem que o último título tenha vindo há quase 10 anos, mas contra números não há como argumentar o contrário, certo? Os Celtics, iniciaram essa brilhante trajetória vencedora em 1957. Em 1959 o Boston engrenou simplesmente OITO títulos da NBA SEGUIDOS.

Na temporada que se encerrou o Boston caiu diante do Cleveland Cavaliers, na semifinal, o que não é um mal resultado, mas ainda pouco para voltar ao topo.

A temporada 2017-18 da NBA começa em outubro e nós do Minha Torcida vamos acompanhar os jogos marcantes que estão por acontecer. Para não perder isso, siga nossas redes sociais e acompanhe diariamente o MinhaTorcida.com.br

Mais sobre: NBA Basquete Lakers
Comentários