Os clubes mais antigos da história do futebol

Como essa gente conseguia se organizar sem um árbitro de vídeo ou aqueles que ficam atrás do gol? Quais são os clubes de futebol mais antigos da história?

Por
Compartilhe

MUITO antes das cifras bilionárias do futebol atual, muito antes dos recordes e jogos memoráveis que presenciamos constantemente no futebol atual, pequenos grupos de homens se reuniam para bater uma bolinha com os pés - contrariando a mania mundial de utilizar as mãos para se divertir na época.

A história em si da criação e o surgimento do futebol é pauta para uma longa explanação sobre o assunto. Você verá este artigo em breve aqui no Minha Torcida. Mas basicamente, até meados de 1863 os poucos clubes que tocavam bola com os pés não tinham absolutamente nenhuma regra. A coisa era mais ou menos como nos campinhos de terra nos bairros da cidade, onde a turminha do local determinava as principais regras antes da bola rolar e algumas novas eram criadas de acordo com a necessidade, durante a partida.

Foi então que em 1863, na inglaterra, algumas organizações independentes da época resolveram se reunir e criaram a primeira Associação do Futebol da Inglaterra, a fim de criar um conjunto de regras básicas para o bom funcionamento dos jogos. Nesse momento a turma que curtia jogar com as mãos se separou da turma que gostava de chutar a bola com os pés. O nome futebol (football) ficou guardado para o estilo norte-americano e o Australiano - que jogavam com as mãos) enquanto o futebol com os pés se chamou ‘Futebol de Associação’. Mais tarde, com o intuito de reduzir o nome do esporte, o nome foi abreviado para “Assoccer” e posteriormente para “Soccer”.

Ps: só a título de informação. Nesta época aí, pelo menos na inglaterra, todo mundo jogava bola com os pés, até que um cara chamado William Webb Ellis pegou a bola com as mãos e “marcou” um gol ao atravessar o campo correndo com a bola nas mãos. O campo em que ele realizou esta performance se chamava “Rugby School”. Sacou? Posteriormente as regras se diferenciaram entre o Rugby praticado na Austrália e o Football levado aos Estados Unidos.

Voltando à história. Agora com regras para se cumprirem, surgiram os primeiros clubes de futebol da história. Lógico que são todos ingleses. Vamos conhecer os primeiros participantes da “premier league”?

9 - Sheffield Wednesday FC

Ano de criação: 1867
Atualmente: Disputa a EFL Championship (2ª Divisão inglesa)

Do Cricket para o futebol e 150 anos de história.Do Cricket para o futebol e 150 anos de história.

O clube de Cricket que se reunia e jogava nas quartas-feiras foi fundado em 1820 e se chamava inicialmente de “The Wendnesday Cricket Club, mas se aventurou no futebol em 1967. A primeira partida competitiva de futebol foi disputada em 1 de fevereiro de 1868. Na temporada que se encerrou há pouco, o Sheffield Wendnesday terminou em 4º colocado (O campeão foi o conhecido NewCastle United).

8 - Nottingham Forest FC

Ano de criação: 1865
Atualmente: Disputa a EFL Championship (2ª Divisão inglesa)

O Forest já venceu o campeonato inglês, quando ainda não era denominado Premier League. Um grande feito.O Forest já venceu o campeonato inglês, quando ainda não era denominado Premier League. Um grande feito.

Nottingham Forest foi fundados e 1865, mas só se tornou um clube profissional em 1888. “Os Forrest” - como são conhecidos atualmente - jogam hoje a segunda divisão da inglaterra e não foram lá muito bem nesta temporada. Mas seu grande feito ocorreu na temporada 1977-78 quando ao subir para a elite da Premier League (se chamava Football League First Division na época) e vencer a competição mais importante do país.

7 - Brigg Town FC

Ano de criação: 1864
Atualmente: Acabou de regressar a primeira divisão da Northern Counties East Football League

Pose para a foto antes e depois.Pose para a foto antes e depois.

Fundado na cidade de Brigg, ao norte de Lincolnshire, o Brigg Town FC joga hoje em uma liga secundária, longe dos holofotes da Premier League. Mesmo assim seu nome está marcado na história do futebol.

6 - Stoke City FC

Ano de criação: 1863
Atualmente: Premier League

O inglês Peter Crounch joga no Stoke City.O inglês Peter Crounch joga no Stoke City.

Talvez você não veja tanto o nome do Stoke City nos noticiários de futebol, mas o clube, entre os seis mais antigos da história joga a primeira divisão do futebol inglês. O Stoke City é o melhor rankeado dentre os primeiros clubes formados na inglaterra.

5 - Notts County FC

Ano de criação: 1862
Atualmente: Disputa a EFL Championship (2ª Divisão inglesa)

Detalhes do uniforme seguem desde os antepassados.Detalhes do uniforme seguem desde os antepassados.

Também pertencente à Segunda divisão Inglesa, o Notts County tem como grande trunfo, além de vários títulos da quarta, terceira e segundo divisão da Inglaterra, uma final da FA Cup (a Copa do Brasil inglesa) em 1891 e o grande título desta mesma competição em 1894.

4 - Worksop Town FC

Ano de criação: 1861
Atualmente: Northern Counties East Football League

Foto antiga do Worksop já passava dos anos 1900Foto antiga do Worksop já passava dos anos 1900

O clube semi-profissional Worksop Town disputa uma das tantas ligas da Inglaterra; não tem nenhum título que mereça destaque, mas já conseguiu a façanha de empatar com o Tottenham Hotspur em 0-0, na temporada 1920-21 da FA Cup. Enquanto time de futebol-americano, o Worksop já empatou com o Buffalo Bills - tradicional clube da NFL.

3 - Cray Wanderers FC

Ano de criação: 1860
Atualmente: Joga a Liga Isthmian (liga semi-profissional regional)

Assim como outros membros desta lista, os jogadores do Cray Wanderers podem receber pagamentos variados, mas nada que lhes assegure viver apenas de futebol. Apesar da idade, o clube nunca subiu de divisão ou se alçou no mundo profissional.

2 - Hallam FC

Ano de criação: 1860
Atualmente: Northern Counties East Football League

Presente no Livro dos Recordes, na logo da direita, o Hallam joga contra o Brigg Town.Presente no Livro dos Recordes, na logo da direita, o Hallam joga contra o Brigg Town.

Para eles o clube de futebol mais antigo do planeta. O Hallam participou da primeira partida de futebol inter-clubes da história, em 1860, num jogo contra o Sheffield FC. Mais tarde, em 1867 o Hallam venceu o que se acredita ser o primeiro torneio de futebol do mundo. Além disso, o Hallam FC possui registrado pelo Guinness Book o seu estádio como o mais antigo do mundo.

1 - Sheffield FC

Ano de criação: 1857
Atualmente: Northen Premier League

O primeiro clube de futebol da históriaO primeiro clube de futebol da história

Fundado antes mesmo das regras do jogo serem estabelecidas. Esses sim poderiam dizer que “quando chegamos aqui só tinha mato”. Nem adversário os caras tinham. Apenas três anos depois o Hallam foi criado e estabelecido assim o primeiro clássico do futebol. A FIFA reconhece o Sheffield como o clube mais antigo da história e o premiou com a Ordem do Mérito da FIFA.

O futebol é MUITO GRANDE, meu amigo. Portanto, quando você for bater uma bolinha com os amigos no fim de semana, ou vai presenciar uma partida do seu clube do coração, lembre-se que a história começou a ser contada há 160 anos.

Mais sobre: Futebol Clubes história
Comentários