A NFL, principal liga do futebol americano, chega na sua grande decisão. No dia 7 de fevereiro, Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs colocam frente a frente mais do que duas gerações diferentes do esporte. O duelo final entre os dois melhores times do esporte nesta temporada promete pegar fogo.

Entretanto, quem é o favorito? Quem chega em melhor fase para a grande decisão? Quem será o MVP? Todas essas perguntas estão no ar, e nós iremos te ajudar, analisando o desempenho dos dois times finalistas, e elencando os dados individuais de Tom Brady e Patrick Mahomes, que disputam o trono de melhor jogador do esporte.

Desempenho dos finalistas do Super Bowl LV 2021

Tampa Bay Buccaneers

Um dos times mais tradicionais da NFL, o Tampa Bay Buccaneers investiu pesado com a contratação de Tom Brady, e teve o retorno esperado. 18 anos depois de sua única aparição no maior evento do esporte, o time volta ao protagonismo. Mais do que a volta para a decisão, a equipe decidirá a temporada em seu estádio, o que é um fator a mais de motivação.

Na atual temporada, o time de Tom Brady teve apenas 5 derrotas, todas na temporada regular. Na "postseason", o time eliminou o Washington Football Team, o New Orleans Saints, e o Green Bay Packers. A última derrota da equipe foi para o o Chiefs, adversário da final, no dia 29/11.

Tom Brady, de 43 anos de idade, tenta seu primeiro título pelos Buccaneers. (Foto:Reprodução)
Tom Brady, de 43 anos de idade, tenta seu primeiro título pelos Buccaneers. (Foto:Reprodução)

A experiência de Tom Brady é sem dúvidas, um fator importante para a decisão. Tido por muitos como o maior nome da história da NFL, Brady chega ainda mais motivado, buscando vencer pela primeira vez em seu novo clube.

Na campanha total da temporada, os Bucs chegam com 14 vitórias e 5 derrotas na temporada. O time foi derrotado por Saints (2x), Bears, Rams e Chiefs.

Kansas City Chiefs

Pelo lado dos Chiefs, o time liderado pelo jovem astro Patrick Mahomes já vem fazendo história, com o quarterback de apenas 25 anos de idade indo ao Super Bowl pela 2ª vez consecutiva. Mais do que os resultados apresentados pela equipe, o desempenho brilhante diante dos Bills na partida que confirmou a ida para a decisão, coloca o time de Kansas como favorito.

A campanha dos Chiefs na temporada foi invejável. 14 vitórias e apenas 2 derrotas, sendo a última para o Los Angeles Chargers, no dia 3 de janeiro, não abalou as estruturas do time. Além do quaterback, outra força do time é Edwards-Helaire, que foi o líder de jardas terrestres em 11 dos 19 jogos dos Chiefs.

Patrick Mahomes chega no seu 2º Super Bowl consecutivo pelo Kansas City Chiefs. (Foto:Reprodução)
Patrick Mahomes chega no seu 2º Super Bowl consecutivo pelo Kansas City Chiefs. (Foto:Reprodução)

Entretanto, Patrick Mahomes tem um problema a mais para a grande final. O jogador teve constatada uma lesão no pé esquerdo, ainda no duelo diante dos Browns, na rodada divisional. De acordo com informações da imprensa norte-americana, o QB trata diariamente as dores, e fará exames após a temporada para avaliar a necessidade de cirurgia.

Desde que se tornou titular dos Chiefs, em 2018, Mahomes completou 66,1% de seus passes, que foram convertidos em 114 touchdowns e 22 interceptações no espaço de 45 jogos.

O running back Edwards-Helaire também se recupera de dores no quadril e no tornozelo. Mesmo assim, a tendência é de que os dois estejam em campo no dia 7 de fevereiro.

Duelo de gerações entre Brady e Mahomes

É impossível negar que todas as atenções do Super Bowl LV estejam voltadas para Tom Brady e Patrick Mahomes. Os dois astros da grande decisão da NFL são os principais candidatos ao prêmio de MVP da temporada. Muito regulares e esbanjando qualidade, o duelo individual promete pegar fogo.

No comparativo de desempenho, vantagem para Patrick Mahomes. O QB dos Chiefs lançou para 4.740 jardas, tendo aproveitamento de 66,3% nos passes completos. Em termos de jardas lançadas, é a 2ª melhor temporada da sua carreira, sendo a melhor no ano de 2018, com 5.097 jardas lançadas.

Já Brady teve desempenho parecido com o de Mahomes, tendo 4.633 jardas lançadas na atual temporada. Seu aproveitamento é de 65,7%, tendo média de 7,6 jardas/passe. Veja o comparativo completo abaixo:

TOM BRADY PATRICK MAHOMES
TENTATIVAS DE PASSE 610 588
PASSES COMPLETOS 401 390
JARDAS LANÇADAS 4.633 4.740
MÉDIA DE JARDAS/PASSE 7,6 8,1
TOUCHDOWNS 40 38
INTERCEPTAÇÕES 12 6
ÍNDICE DE PASSADOR 102,2 108,2

Lembrando, o Superbowl LV 2021 está marcado para o dia 7 de fevereiro, às 20h30 (Horário de Brasília), e acontecerá no Raymond James Stadium, casa do Tampa Bay Buccaneers.