Não deu para o Miami Heat. Com a árdua missão de parar Lebron James e Anthony Davis em noite novamente inspirada, o Los Angeles Lakers venceu o jogo 6 na noite de domingo por 106 a 93 e fechou a série final em 4 a 2 chegando ao 17º título da franquia da Califórnia, mesmo número do Boston Celtics, os dois maiores vencedores da história da NBA.

De quebra, LeBron James conseguiu ser novamente o MVP das finais, quarta vez que isso acontece e agora só fica atrás de Michael Jordan que tem 6 títulos de jogador mais valioso em finais.

Com homenagem ao ídolo Kobe Bryant, dez anos depois do último título conquistado quando o armador ainda estava no auge da carreira, o time da Califórnia coloca no mural de ídolos agora a dupla Lebron James / Anthony Davis, numa comparação a dupla de sucesso da franquia Bryant/O'neal de anos anteriores.

Lakers atropela no primeiro tempo

Liderado por um triplo-duplo de LeBron James (28 pontos, 14 rebotes e 10 assistências) e Anthony Davis marcando bem (19 pontos e 15 rebotes), a defesa do time foi o ponto crucial para vencer o jogo 6. Alex Caruso começou como titular e deu uma mobilidade nova na transição defesa/ataque.

Com a defesa funcionando bem, os coadjuvantes apareceram no ataque. Rajon Rondo que vinha mal na série final foi desequilibrante no jogo 6 e anotou 19 pontos com mais 4 assistências. Outro que apareceu bem foi Caldwell-Pope com 17 pontos e Danny Green ainda marcou mais 11 pontos.

O segundo quarto praticamente definiu o jogo. Com vários turnovers de Miami, que sofria para ingressar no garrafão adversário com a forte marcação, os arremessos de longa distância eram forçados e também não caíam. Final do primeiro tempo: 64 a 36 para os Lakers e jogo praticamente liquidado.

Na segunda etapa os times ficaram trocando pontos cá e lá e a distância da primeira etapa nunca chegou a ser ameaçada. O Heat seguia tentando arremessos de 3 pontos, sem eficiência, e não conseguiu se aproximar do placar.

Com Bam Adebayo (25 pontos, 10 rebotes, 5 assistência) sendo o principal pontuador do jogo e Jimmy Butler muito marcado (fez apenas 12 pontos, 7 rebotes e 8 assistências), os demais também não foram bem e mostraram uma dependência enorme de Butler para fazer frente ao time de Lebron. Para o Heat fica o legado de chegar a uma nova final depois de 7 anos e tentar fazer frente ao principal favorito para levar a competição deste ano.

Veja como foi o jogo nos placares somados:

  • Final do 1º quarto Los Angeles Lakers 28 x Miami Heat 20;
  • Final do 2º quarto Los Angeles Lakers 64 x Miami Heat 36;
  • Final do 3º quarto Los Angeles Lakers 87 x Miami Heat 58;
  • Final do jogo Los Angeles Lakers 106 x Miami Heat 93

Jogos das Finais da NBA 2020

Los Angeles Lakers (4) x Miami Heat (2)

Jogo 1: Los Angeles Lakers 116 x 98 Miami Heat
Jogo 2: Los Angeles Lakers 124 x 114 Miami Heat
Jogo 3: Los Angeles Lakers 104 x 115 Miami Heat
Jogo 4: Los Angeles Lakers 102 x 96 Miami Heat
Jogo 5: Los Angeles Lakers 108 x 111 Miami Heat;
Jogo 6: Los Angeles Lakers 106 x 93 Miami Heat