O maior e melhor torneio de basquete do mundo está de volta. Estamos falando da NBA, que sem muita demora está voltando às quadras após a temporada 2019/2020 finalizar em outubro - com o Los Angeles Lakers como campeão.
Com transmissões ao vivo pelos canais da ESPN, LeBron James, Stephen Curry, Luka Doncic, James Harden e Cia, a Liga Norte-Americana de Basquete - NBA volta as quadras amanhã, dia 22 de dezembro.
Novo sistema de disputa
Devido à pandemia do novo Coronavírus, a temporada 2020/2021 da NBA será mais curta, ou seja, terá 10 jogos a menos com relação a uma temporada normal. Assim sendo, ao invés dos 82 jogos, teremos 72 jogos para cada time na fase regular e sem jogos na "bolha"; com isso cada franquia poderá mandar seus jogos em suas arenas, com exceção do Toronto Raptors, que irá mandar suas partidas em Tampa Bay - Flórida, EUA. Lembrando sempre que tal franquia mandava até a última temporada seus jogos no Canadá, mas por conta da pandemia, resolveu se mudar para dentro do território norte-americano.
Play-in
A grande novidade nesta temporada ficará por conta do "play-in", que nada mais é que um sistema de repescagem que dá chances a um time eliminado de voltar para a temporada dentro dos playoffs. Após o grande sucesso do "play-in" dentro da "bolha", a liga resolveu mantê-lo neste ano, dando uma emoção a mais para os jogos que antecederão esses duelos.
As franquias que ficarem na 7ª, 8ª, 9ª e 10ª colocação na temporada regular irão disputar entre si duas vagas aos playoffs na repescagem, onde o 7º colocado irá encarar o 8º colocado - em duelo único. O vencedor encabeçará a chave sete de cada conferência. O 9º pegará o 10º, e o vencedor deste jogo, irá jogar fora de casa contra o perdedor do jogo entre o 7º e 8º colocados para ver quem ficará com a última vaga aos playoffs finais da NBA.
Publico presente nas arenas
Das franquias que irão participar da temporada 2020/2021, apenas cinco confirmaram que permitirão algum número de torcedores presentes em suas arenas - uma vez que essa não será jogada dentro da "Bolha", no Centro Esportivo da Disney. Confira quem são esses:
- Atalanta Hawks - 1,8 mil pessoas;
- Cleveland Cavaliers - 300 pessoas;
- Orlando Magic - 4 mil pessoas;
- Spurs - sem números apresentados por hora;
- Toronto Raptors - 3,8 mil pessoas;
- Utah Jazz - 1,5 pessoas.
Protocolos sanitários da NBA
A Liga divulgou uma série de protocolos com relação ao Coronavírus, onde abaixo você poderá conferir algumas deles:
- Delegações serão limitadas a 45 pessoas - com 17 delas sendo jogadores;
- Jogadores ou membros de franquias que violarem as leis sanitárias podem sofrer punições ou multas;
- Visitas surpresas nos CTs para ver se os times estão cumprindo com os protocolos;
- Depois da disponibilidade da vacina, a liga irá debater se os jogadores e comissões técnicas serão liberadas;
- Quando na cidade do seu time, jogadores e membros de staff não poderão ir a bares, academias ou opções de entretenimento, nem se reunir em espaços com mais de 15 pessoas.
Essas são algumas das medidas e determinações da nova temporada da NBA 2020/2021.