FIFA anuncia o adiamento do novo Mundial de Clubes

Pandemia originada pelo coronavírus e reagendamento de campeonatos espalhados mundo afora, forçou a entidade a rever a disputa do Mundial de Clubes.

Por Müller
Compartilhe

Depois das decisões da UEFA e da Conmebol no adiamento da EuroCopa e Copa América, respectivamente, para o próximo ano, a FIFA veio a público oficialmente nesta terça-feira para confirmar o adiamento do novo Mundial de Clubes, que seria realizado em meados de 2021, na China. A entidade máxima do futebol deve definir nesta quarta-feira uma nova previsão para promover o torneio em questão.

O Conselho da FIFA terá nesta quarta-feira uma videoconferência em que serão sugeridas as seguintes medidas:

  • o aceite aos adiamentos da Copa América e da Eurocopa de 2020;
  • o reagendamento do novo Mundial de Clubes (para 2021, 2022 ou 2023);
  • a discussão com as autoridades chinesas sobre o impacto da suspensão do Mundial de Clubes de 2021;
  • o estudo do impacto das atuais mudanças no calendário das confederações.

Gianni Infantino - presidente da FIFA espera que a situação do Covid-19 esteja melhor até o fim de abril.

Mundial de Clubes - FIFA - Catar 2020.
Mundial de Clubes - FIFA - Catar 2020.

O Mundial de Clubes da FIFA seria disputado entre 17 de junho e 4 de julho de 2021, com um novo formato de 24 clubes - tendo o Flamengo até o momento como o único time brasileiro classificado e confirmado para a competição. Vale lembrar que caberá a cada confederação definir ainda os critérios de escolha dos representantes, mas a princípio serão oito times da Europa, seis da América do Sul e as demais vagas para os demais continentes. A ideia da FIFA é de que esse torneio substitua a versão atual de sete equipes (campeões de cada continente mais um representante do país-sede). A competição passará a ser quadrienal e não mais anual.

A UEFA decidiu transferir a Eurocopa deste ano para o período entre 11 de junho e 11 de julho de 2021, para abrir espaço no atual calendário para a conclusão das ligas nacionais e outros torneios continentais.

Já a Conmebol vai realizar a Copa América prevista para 2020 nas mesmas datas da Euro do ano que vem, o que inviabilizou a realização do Mundial de Clubes em seu novo formato já na próxima temporada.

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal