Está definido o local das duas últimas edições do Mundial de Clubes da FIFA. A entidade máxima do futebol mundial anunciou nesta última segunda-feira, no 69º Congresso, que o Catar será sede do torneio de clubes para 2019 e 2020.
A FIFA definiu o país com sede para as disputas dos dois próximos Mundiais de Clubes já visando a Copa do Mundo – de seleções em 2022 – esses eventos servirão segundo a entidade máxima do futebol “como prova” para receber o torneio de seleções.
Vale lembrar que para 2021, a FIFA tem a ideia já formada de mudar o formato da competição mundial de clubes, ao qual a mesma será disputada com a participação de 24 equipes e durante o verão europeu, ocupando as datas que anteriormente eram usadas para a disputa da Copa das Confederações, que deixará de existir.
Enquanto isso, o formato do Mundial de Clubes até lá seguirá a mesma forma até a sua última edição, ou seja, os campeões da Champions League, da Copa Libertadores, e também das disputas continentais da América do Norte e Central, Ásia, África e Oceania, além de um representante do país sede.
Já para a edição 2019 do torneio já estão garantidos o Liverpool – campeão da Champions League no último final de semana, o Espérance – da Tunísia – campeão africano, o Monterrey – do México – campeão da Concacaf, e o Hienghéne Sport – da Nova Caledônia – campeão da Oceania; restando o campeão da Copa Libertadores e o time que representará o país sede.
Com a sede dos dois próximos “Mundiais” já definidos, a FIFA agora inicia um estudo para definir onde o Mundial de Clubes em seu novo formato, a partir de 2021 será disputado.