Está definido o local das duas últimas edições do Mundial de Clubes da FIFA. A entidade máxima do futebol mundial anunciou nesta última segunda-feira, no 69º Congresso, que o Catar será sede do torneio de clubes para 2019 e 2020.

A FIFA definiu o país com sede para as disputas dos dois próximos Mundiais de Clubes já visando a Copa do Mundo - de seleções em 2022 - esses eventos servirão segundo a entidade máxima do futebol "como prova" para receber o torneio de seleções.

Gianni Infantino - presidente da FIFA.
Gianni Infantino - presidente da FIFA.

Vale lembrar que para 2021, a FIFA tem a ideia já formada de mudar o formato da competição mundial de clubes, ao qual a mesma será disputada com a participação de 24 equipes e durante o verão europeu, ocupando as datas que anteriormente eram usadas para a disputa da Copa das Confederações, que deixará de existir.

Enquanto isso, o formato do Mundial de Clubes até lá seguirá a mesma forma até a sua última edição, ou seja, os campeões da Champions League, da Copa Libertadores, e também das disputas continentais da América do Norte e Central, Ásia, África e Oceania, além de um representante do país sede.

Já para a edição 2019 do torneio já estão garantidos o Liverpool - campeão da Champions League no último final de semana, o Espérance - da Tunísia - campeão africano, o Monterrey - do México - campeão da Concacaf, e o Hienghéne Sport - da Nova Caledônia - campeão da Oceania; restando o campeão da Copa Libertadores e o time que representará o país sede.

Com a sede dos dois próximos "Mundiais" já definidos, a FIFA agora inicia um estudo para definir onde o Mundial de Clubes em seu novo formato, a partir de 2021 será disputado.