Com a janela de transferências internacional aberta, o Grêmio está bem próximo de anunciar dois novos reforços para o seu time titular em 2020. Além do atacante argentino Diego Churín, que estava no Cerro Porteño e já foi confirmado pela direção, outro jogador está bem próximo de chegar a Porto Alegre: Gastón Ramírez, atualmente na Sampdoria, da Itália, tem negociações avançadas para voltar ao futebol sul-americano.

O meia atacante de 29 anos de idade, está com seu contrato a 8 meses do fim e já foi comunicado pelo clube italiano de que seu vínculo não será renovado. Com isso, o staff do atleta estava liberado para buscar um novo clube a partir de agora, e o Torino, também da Itália, já tentou sua contratação. Entretanto, a possibilidade de vir ao futebol brasileiro agradou o jogador, que optou em seguir negociações com o Grêmio e disputar a etapa de mata-mata da Copa Libertadores.

De acordo com informações da imprensa italiana, o Grêmio pagará aproximadamente 1 milhão de euros (R$ 6,5 milhões na cotação atual), e o contrato seria de 3 anos. A expectativa interna do Grêmio é de que o negócio tenha um desfecho até o fim desta semana.

Como Gastón Ramírez pode jogar

Mesmo que atue no meio-campo, o jogador não é um típico construtor de jogadas. Com preferência de jogar atrás do atacante central, Gastón é canhoto tem como principal característica a movimentação perto da grande área e a finalização de média distância. Além disso, também tem ótimo aproveitamento em bolas paradas, principalmente em cobrança de faltas.

Além disso, também tem condições de atuar nas duas pontas, onde atualmente jogam Pepê e Alisson. Mas esta situação não está sendo levada em conta, tendo em vista que não é uma necessidade do elenco.

Gastón Ramírez foi revelado pelo Peñarol e está na Sampdoria desde o início da temporada 17/18, quando foi contratado junto ao Middlesbourgh, da Inglaterra. Na ocasião, a negociação custou 6,3 milhões de euros (R$ 40,95 milhões na cotação atual). Desde então, já disputou 92 partidas, e marcou 16 gols na Itália. Seu valor de mercado atualmente está fixado em 6 milhões de euros.

O jogador também tem passagens pela seleção uruguaia, desde a categoria sub-20. Pela seleção principal, já disputou 43 partidas, mas não marcou nenhum gol. Defendeu a seleção nacional nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Jogou em 5 vezes e marcou 2 gols na competição.

Gastón Ramirez vem sendo muito utilizado pelo técnico da Sampdoria, Claudio Ranieri, e nos últimos três jogos começou como titular da equipe, mas foi substituído sempre na metade da segunda etapa - o time venceu os últimos 3 confrontos contra Fiorentina, Lazio e Atalanta.

Veja alguns lances do meia uruguaio em ação na Itália: