A ida de Jorge Jesus ao Benfica deve causar alguns efeitos no mercado do futebol brasileiro. Após noticiar que o ex-técnico do Flamengo teria exigido algumas contratações do clube carioca para acertar sua volta ao futebol português, a imprensa europeia revelou um dos principais alvos do treinador para a montagem do time: Trata-se do atacante Everton, destaque do Grêmio.

Segundo informações da TV portuguesa TVi, o camisa 11 gremista seria o principal pedido de Jorge Jesus, após a tentativa de contratação de Bruno Henrique, do Flamengo, fracassar. Por exercer a mesma função em campo, ser mais jovem e ter possibilidade de revenda, Everton seria a grande prioridade de Jorge Jesus, que além do Cebolinha, teria solicitado a contratação de outros jogadores, como o lateral Gilberto, do Fluminense, por exemplo.

Sabendo da possível investida do time português, a diretoria do Grêmio se prepara para ter que passar por mais um assédio estrangeiro sobre seu principal jogador. Mesmo com a necessidade financeira do clube no atual cenário de pandemia, a ideia dos dirigentes gremistas é apenas negociar Everton de acordo com a sua atual valorização.

Everton seria o principal pedido de Jorge Jesus para o Benfica. (Foto:Divulgação/Grêmio)
Everton seria o principal pedido de Jorge Jesus para o Benfica. (Foto:Divulgação/Grêmio)

De acordo com o site Transfermarkt, principal indicador de valor de mercado dos jogadores no futebol mundial, Everton está avaliado em 28 milhões no euros (cerca de R$165,2 milhões na cotação atual), mas o valor pedido pelo clube gaúcho é de, pelo menos, 30 milhões de euros (R$177 milhões). Entretanto, se o valor oferecido for próximo, há a possibilidade de negociação.

Vale lembrar que, atualmente, o Grêmio possui 50% dos direitos econômicos do jogador. O restante do percentual está dividido em: 30% para Gilmar Veloz, empresário do jogador, 10% ao Fortaleza (clube formador), e outros 10% com Celso Rigo, investidor externo do Grêmio, e que foi fundamental na contratação de Miller Bolaños, em 2016, por exemplo. Everton tem contrato com o Grêmio até o fim de 2023.