Sem dúvidas, a principal negociação do futebol europeu nas últimas semanas é a possível ida do meia brasileiro Arthur, para a Juventus. O jogador, que é considerado um dos melhores de sua posição no futebol europeu, desperta o interesse do time italiano, e seria o grande pedido do técnico Maurizio Sarri para a próxima temporada.

Arthur, de acordo com os principais meios de imprensa da Europa, não tinha o desejo de sair do Barcelona, e por várias semanas, se mostrou contrariado em deixar o clube espanhol. Entretanto, após o a diretoria do Barcelona manifestar ao próprio jogador e a seu representante o desejo de negociá-lo, o que encaminhou as negociações. Além disso, outros motivos fizeram com que o jogador optasse por aceitar sua saída do Barcelona. Sendo assim, listamos abaixo os pontos principais que devem levar Arthur à Juventus. Confira:

Fator financeiro pesou na escolha

Arthur já recebia um salário considerável no Barcelona, por ser contratado como uma das maiores promessas do clube espanhol dos últimos anos. Entretanto, um dos principais fatores que pesou na mudança de ideia de Arthur foi o fator financeiro, já que a proposta do time italiano seria de vencimentos 3x maior, além das vantagens fiscais que os jogadores desfrutam na Itália.

Desejo do Barcelona em negociar o jogador por conta do fair play financeiro

A parte mais difícil da negociação era convencer o próprio Arthur a se transferir. Isso porque, o meia brasileiro já havia declarado publicamente e privadamente que desejava permanecer no clube espanhol, e tinha o objetivo de se tornar ídolo no Camp Nou. Entretanto, o Barcelona deixou claro ao próprio jogador e seu representante que tinha o desejo de negociá-lo.

O principal motivo para isso foi o fair play financeiro, cujo o Barcelona precisa fazer uma "manobra" para terminar a temporada no azul. Até por isso, a negociação envolvendo a ida de Pjanic ao Barcelona será contabilizada no balanço financeiro da próxima temporada, e em caso de necessidade financeira, vender o jovem jogador.

Arthur deve ser anunciado oficialmente pela Juventus nas próximas horas. (Foto:Divulgação/Barcelona)
Arthur deve ser anunciado oficialmente pela Juventus nas próximas horas. (Foto:Divulgação/Barcelona)

Extra-campo gerou incerteza do Barcelona sobre Arthur

O principal fator que fez com que a diretoria do Barcelona ter o desejo de negociar Arthur com a Juventus foi o fator extra-campo. Além de sua "polêmica" lesão no púbis, que gerou algumas especulações na imprensa espanhola, Arthur foi alvo de diversos questionamentos por parte da torcida e da imprensa pela sua rotina fora de campo.

O episódio que mais repercutiu foi no momento em que o jogador, na antevéspera de um duelo contra o Real Madrid, Arthur viajou para a festa de aniversário de Neymar Jr. Além disso, enquanto se recuperava de uma pubalgia, o jogador solicitou ao treinador da época, Ernesto Valverde, para que tratasse de sua lesão no Brasil, mas quando voltou, estava acima do peso e sem qualquer evolução no tratamento da lesão.

Atuações abaixo do esperado decepcionaram

Dentro de campo, Arthur oscilou muito na atual temporada, o que culminou com sua ida ao banco de reservas durante grande parte do tempo. Mesmo que retomasse a titularidade nas últimas partidas, sua falta de verticalidade gerou questionamento por parte da torcida e da imprensa.

Este seria um dos fatores que teria feito com que o jogador não fosse titular absoluto no elenco do Barcelona. De acordo com informações de alguns jornais espanhóis, os treinadores pediam para que o brasileiro fosse mais direto ao ataque e que buscasse o gol, mas que esse pedido não teria sido realizado pelo jogador.

Vale lembrar que Arthur ainda não teve sua ida à Juventus confirmada oficialmente, mas a tendência é de que o anúncio deva acontecer nos próximos dias. De acordo com a imprensa europeia, os advogados do jogador devem redigir o contrato ainda nesta sexta-feira (26).