Após o insucesso nas negociações pela contratação do meia marfinense Yaya Touré, e antes da declaração de pandemia do novo Coronavírus, o Botafogo abriu tratativas pela contratação de Obi Mikel, jogador de 32 anos que teve passagem marcante pelo Chelsea, da Inglaterra, e que atualmente está sem clube. O objetivo é trazer mais uma estrela internacional para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A informação foi publicada pelo jornalista Jorge Nicola.

O interesse em Obi Mikel começou logo após o Botafogo declarar oficialmente que desistiu das negociações por Yaya Touré. Entretanto, logo após o começo da preocupação sobre a pandemia do Coronavírus no Brasil, a diretoria alvinegra, assim como todas as atividades do futebol brasileiro e mundial, foram paralisadas. Obi Mikel foi oferecido ao clube carioca e agradou.

Mesmo que as negociações ainda estejam em fase inicial, o departamento de futebol do Botafogo já consultou o técnico Paulo Autuori, para saber a opinião do treinador quanto à contratação. A negociação segue o padrão adotado pela diretoria na busca por reforços de impacto. Assim como Honda e Yaya, Mikel também está livre no mercado pois rescindiu com o Trabzonspor, da Turquia. Ou seja, a negociação é direto com atleta e empresários e não envolve pagamento de direitos econômicos.

Obi Mikel disputou a Copa do Mundo de 2018 com a seleção da Nigéria. (Foto:FIFA)
Obi Mikel disputou a Copa do Mundo de 2018 com a seleção da Nigéria. (Foto:FIFA)

Obi Mikel é referência no futebol nigeriano, com convocações para a seleção do país desde as categorias de base. Na última Copa do Mundo, em 2018, na Rússia, foi camisa 10 e capitão, posto que conquistou dois anos antes. Ele jogou também o Mundial de 2014, no Brasil.

Mikel teve como principal momento da carreira os 10 anos que passou no Chelsea, da Inglaterra, onde chegou em 2006. Depois, o volante defendeu também Tianjin Teda-CHN e Middlesbrough-ING. A última passagem do jogador foi pelo clube turco, com o qual rescindiu contrato recentemente por conta da pandemia e chegou a pedir que a temporada fosse cancelada devido ao combate ao vírus.