Principal alvo do Grêmio para a posição de goleiro nesta janela de transferências, Vanderlei deve estar a caminho do tricolor gaúcho. Após alguns dias de negociações, as partes chegaram a um acordo e a tendência é de que o anúncio oficial possa acontecer nos próximos dias.

Mesmo com a alta pedida inicial do Santos, o Grêmio conseguiu baixar os valores propostos pelo clube paulista. De acordo com informações do canal de TV fechada, o tricolor gaúcho consultou a situação do goleiro de 34 anos, e a primeira pedida do Santos foi de cerca de 2 milhões de euros (aproximadamente R$9 milhões). Mesmo assim, a diretoria do Grêmio ofereceu 700 mil euros ( cerca de R$3,2 milhões), o que foi um valor considerado abaixo do esperado pelo clube, mas tendo em vista a idade do goleiro e o desejo de sair do Santos, um acordo está muito próximo de acontecer.

Vanderlei está muito próximo de ser o novo reforço do Grêmio. (Foto:Divulgação)
Vanderlei está muito próximo de ser o novo reforço do Grêmio. (Foto:Divulgação)

Pelo lado do jogador, Vanderlei tem o entendimento de que seu ciclo no Santos chegou ao fim. O empresário do atleta, Carlos Eduardo, retornou de férias ao Brasil na última segunda-feira e com isso, trabalhou juntamente com o jogador para definir o seu futuro. Ainda na segunda-feira, ocorreu uma reunião para saber sobre a vontade de todas as partes e em caso de sucesso, acertar os últimos detalhes para uma possível ida ao Grêmio, o que deve ser finalizado nos próximos dias.

De titular absoluto e um dos principais destaques do Santos desde 2015, Vanderlei perdeu espaço pouco antes da eliminação do Santos na Copa do Brasil - sua última atuação pelo clube foi em 26 de maio, em partida contra o Inter, na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Quando o Peixe ainda estava vivo nas duas competições, o técnico Jorge Sampaoli optava pelo rodízio entre os goleiros: Vanderlei atuava no Brasileirão, Everson na Copa do Brasil. Com a queda para o Atlético-MG, o camisa 1 não foi mais utilizado.