Um dos principais jogadores do elenco do Botafogo nos últimos anos, o atacante Erik não faz mais parte dos planos do clube carioca. O jogador, que pertence ao Palmeiras, será emprestado ao Yokohama Marinos, do Japão, até dezembro de 2020. Erik não joga mais pelo Botafogo e está fora do clássico com o Flamengo neste domingo, às 16h, no Maracanã.

Antes de se transferir para o futebol japonês, o jogador foi um dos principais nomes do time do Botafogo nesta temporada, Ao lado de Diego Souza e Cícero, o atacante era peça extremamente importante para o esquema tático do técnico Eduardo Barroca.                                       

Erik fez 46 jogos pelo Botafogo e marcou 14 gols. Foram nove nesta temporada, com quatro assistências. Foi o principal jogador do time na reta final do Brasileirão de 2018 e teve seu empréstimo renovado no Alvinegro.                                   

O grande rendimento de Erik é uma das poucas boas notícias para a crise que passa o Botafogo. Com dívidas gigantes e considerado o clube mais endividado do futebol brasileiro, segundo diversos estudos, o clube carioca passa por um grande processo de reformulação e precisa de jogadores que tenham um grande rendimento, e que tenham um custo extremamente acessível. 
Sendo assim, por mais que o jogador tenha um rendimento incrível, qualquer valor pedido pelo Palmeiras seria praticamente impossível para que o Botafogo efetuasse o pagamento para conseguir que o jogador permanecesse no Rio de Janeiro.