Que o Barcelona é um grande clube, que possui um grande elenco e é sempre um dos candidatos a títulos em todos os torneios que disputa, isso todos nós sabemos. Mas você saberia me apontar alguns dos piores vexames do clube catalão em sua história? Foi justamente pensando nisso, que iremos a partir de agora trazer as mais vergonhosas derrotas do time que de forma rotineira, tem alguns dos melhores do mundo no seu elenco.

Então, se você está curioso, iremos mostrar quais são as maiores derrotas da história do Barcelona. Desde o ano de 1931, no primeiro grande vexame, alguns fatos ficaram marcados. Confira.

Maiores vexames da história do FC Barcelona

Athletic Bilbao 12 x 1 Barcelona - 1931

A maior derrota do Barcelona ocorre há quase 90 anos atrás, na temporada de 1930/1931, quando esse veio a perder por 12 a 1 para o Athletic de Bilbao, em partida válida pelo Campeonato Espanhol e onde o atacante Bata foi um dos grandes responsáveis pelo maior vexame na história deste que sem dúvida alguma é um dos maiores clubes do mundo na atualidade, marcando sete gols para o adversário nesta partida.

Real Madrid 11x1 FC Barcelona - 1942

Com dois clássicos diante de seu maior rival espanhol, válidos pela semifinal da Copa do Rei daquele ano, o Barcelona jogando em casa venceu o Real Madrid pelo placar de 3 a 0, no entanto, o vexame da vez veio fora de casa, na partida da volta, onde o time catalão foi goleado por 11 a 1. Vale aqui a ressalva que segundo conta a história, os jogadores do Barcelona momento antes de entrar em campo foram ameaçados em seu vestiário por forças ligadas ao governo.

Vasco da Gama 7x2 FC Barcelona - 1957

Neste ano, o time espanhol foi humilhado por um time brasileiro. O Vasco da Gama, que em uma excursão pela Europa levou de volta para o Rio de Janeiro uma vitória estrondosa sobre um dos mais poderosos clubes do Velho Continente, embora essa partida tenha sido amistosa, o time brasileiro goleou o Barça pelo placar de 7 a 2. O confronto ocorreu no antigo estádio Les Corts, já que o Camp Nou ainda estava sendo erguido.

Valencia 6x2 FC Barcelona - 1962

Já por competições europeias, a maior derrota do Barça se deu sob um adversário do mesmo país, o Valencia, na final de um torneio já extinto denominado de Copa de Férias, onde o time catalão tomou de 6 a 2 do rival espanhol, com três gols do atacante Vicente Guillot.

Real Madrid 5x0 Barcelona-1995

Este ano ficou marcado até os tempos de hoje como a última grande derrota do Barcelona para o seu maior rival - o Real Madrid. Depois de ter vencido o time merengue no ano anterior por 5 a 0, o Real Madrid neste ano devolveu o vexame pelo mesmo placar, em partida válida pelo Campeonato Espanhol, com três gols de Zamorano.

Dínamo de Kiev x FC Barcelona-1998

A temporada de 1997/1998 guarda lembranças ruins para o torcedor do Barcelona. Nesta mesma, o clube encerrou a fase de grupos da Champions League na última posição em seu grupo, com apenas uma vitória e sofrendo duas goleadas para o Dínamo de Kiev - a primeira na Ucrânia por 3 a 0 e a segunda na Espanha, por 4 a 0 e em pleno Camp Nou.

Celta de Vigo 4x1 FC Barcelona -2015

Uma derrota que ficará na mente dos torcedores catalães é essa que iremos contar agora. Em partida válida por LaLiga, o Barcelona tomou uma goleada de 4 a 1 para o Celta de Vigo, sendo essa uma das piores derrotas do clube em sete anos pela liga.

Juventus 3x0 FC Barcelona-2017

A Champions League parece marcante na história deste clube em questão, ainda mais se falarmos em derrotas fora do comum. Na temporada 2016/2017, o time de Lionel Messi, Neymar e Cia, após golearem o PSG por 6 a 1 no Camp Nou - nas oitavas de final do torneio, nas quartas não conseguiram repetir o feito diante da Juventus, vindo a serem goleados pelo placar de 3 a 0, com partida brilhante de Paulo Dybala, que eliminou o gigante espanhol da competição mais cobiçada do Velho Continente.

Roma 3x0 FC Barcelona - 2018

Mais um vexame na Champions League, agora para a Roma. Depois de golear o time italiano no Camp Nou pelo placar de 4 a 1 no mata-mata, no jogo da volta na Itália acabou sendo derrotado pelo placar de 3 a 0 e mais uma vez deu adeus a maior competição do continente, com Messi novamente sendo ofuscado.

Bayern de Munique 8x2 FC Barcelona - 2020

Por fim, o mais recente e mais doloroso vexame do FC Barcelona em toda a sua história. O duelo desta sexta-feira, marcou a maior derrota da história do clube pentacampeão europeu. Em partida válida pelas quartas de finais da Liga dos Campeões da Europa, o adversário foi o Bayern de Munique, e se na teoria, o tamanho dos times fez com que o esperado fosse um duelo bem mais equilibrado do que os 8x2 para o time alemão.

Gnabry, Kimmich, Perisic, Lewandowski, Müller (2), e Coutinho (2), foram os autores dos gols no massacre de Lisboa. Nem os gols marcados por Alaba (contra), e Suárez, foram suficientes para diminuir o sofrimento do time catalão, comandado por Quique Setién.

Essas seriam as mais vexatórias derrotas do Barcelona em sua história no futebol, embora outras tantas ocorreram, como a derrota para o Sport Club Internacional na final do Mundial de Clubes de 2006, onde era o franco favorito e acabou sendo surpreendido pelo time brasileiro que marcou seu gol com Adriano Gabiru, perdendo o título naquele ano.