Que o Barcelona é um grande clube, que possui um grande elenco e é sempre um dos candidatos a títulos em todos os torneios que disputa, isso todos nós estamos "carecas" de saber - com diria um certo repórter. Mas você saberia me apontar alguns dos piores "vexames" do clube catalão em sua história? Acredito que saberia apontar algumas delas e para refrescar ainda mais a sua memória, iremos a partir de agora trazer as mais vergonhosas derrotas do time que hoje conta com o melhor jogador do mudo (Lionel Messi); confira:

COMEÇAMOS COM O ANO DE:

1931

Na imagem o atacante Bata que arrebentou na partida diante do Barcelona
Na imagem o atacante Bata que arrebentou na partida diante do Barcelona - imagem: internet

A maior derrota do Barcelona ocorre há quase 90 anos atrás, na temporada de 1930/1931, quando esse veio a perder por 12 a 1 para o Athletic de Bilbao - em partida válida pelo Campeonato Espanhol e onde o atacante Bata foi um dos grandes responsáveis pelo maior vexame na história deste que sem dúvida alguma é um dos maiores clubes do mundo na atualidade, marcando sete gols para o adversário nesta partida.

1943

Com dois clássicos diante de seu maior rival espanhol, válidos pela semifinal da Copa do Rei daquele ano, o Barcelona jogando em casa venceu o Real Madrid pelo placar de 3 a 0, no entanto, o vexame da vez veio fora de casa, na partida da volta, onde o time catalão foi goleado por 11 a 1 - isso mesmo que você leu, 11 a 1; vale aqui a ressalva que segundo conta a história, os jogadores do Barcelona momento antes de entrar em campo foram ameaçados em seu vestiário por forças ligadas ao governo.

1957

Tome do Vasco que derrotou o Barcelona - imagem: site do Vasco da Gama
Tome do Vasco que derrotou o Barcelona - imagem: site do Vasco da Gama

Neste ano, o time espanhol "apanhou" para um time brasileiro; aqui falamos do Vasco da Gama, que em uma excursão pela Europa levou de volta para o Rio de Janeiro uma vitória estrondosa sobre um dos mais poderosos clubes do "Velho Continente", embora essa partida tenha sido amistosa, o time brasileiro goleou o Barça pelo placar de 7 a 2. O confronto ocorreu no antigo estádio Les Corts, uma vez que o Camp Nou ainda estava sendo erguido.

1962

Já por competições europeias, a maior derrota do Barça se deu sob um adversário do mesmo país, o Valencia, na final de um torneio já extinto denominado de Copa de Férias, onde o time catalão tomou de 6 a 2 do rival espanhol, com três gols do atacante Vicente Guillot.

1995

Zamorano arrebentou neste clássico a favor do Real Madrid - imagem: twitter
Zamorano arrebentou neste clássico a favor do Real Madrid - imagem: twitter

Este ano ficou marcado até os tempos de hoje como a última grande derrota do Barcelona para o seu maior rival - o Real Madrid. Depois de ter vencido o time merengue no ano anterior por 5 a 0, o Real Madrid neste ano devolveu o "vexame" pelo mesmo placar, em partida válida pelo Campeonato Espanhol, com três gols de Zamorano.

1998

A temporada de 1997/1998 guarda lembranças ruins para o torcedor do Barcelona. Nesta mesma, o clube encerrou a fase de grupos da Champions League na última posição em seu grupo, com apenas uma vitória e sofrendo duas goleadas para o Dínamo de Kiev - a primeira na Ucrânia por 3 a 0 e a segunda na Espanha, por 4 a 0 e em pleno Camp Nou.

2015

Uma derrota que ficará para sempre na memória do torcedor do Barcelona - imagem: internet
Uma derrota que ficará para sempre na memória do torcedor do Barcelona - imagem: internet

Uma derrota que ficará na mente dos torcedores catalães é essa que iremos contar agora. Em partida válida por LaLiga, o Barcelona tomou uma goleada de 4 a 1 para o Celta de Vigo, sendo essa uma das piores derrotas do clube em sete anos pela liga.

2017

A Champions League parece marcante na história deste clube em questão, ainda mais se falarmos em derrotas "fora" do comum. Na temporada 2016/2017, o time de Lionel Messi, Neymar e Cia, após golearem o PSG por 6 a 1 no Camp Nou - nas oitavas de final do torneio, nas quartas não conseguiram repetir o feito diante da Juventus, vindo a serem goleados pelo placar de 3 a 0, com partida brilhante de Paulo Dybala, que eliminou o gigante espanhol da competição mais cobiçada do "Velho Continente".

2018

Derrota para a Roma na fase de mata-mata da Champions League de 2015 - imagem: goal.com
Derrota para a Roma na fase de mata-mata da Champions League de 2015 - imagem: goal

Mais um vexame na Champions League, agora para a Roma. Depois de golear o time italiano no Camp Nou pelo placar de 4 a 1 no mata-mata, no jogo da volta na Itália acabou sendo derrotado pelo placar de 3 a 0 e mais uma vez deu adeus a maior competição do continente, com Messi novamente sendo ofuscado.

2020

Por fim, o mais recente e mais doloroso vexame do FC Barcelona em toda a sua história. O duelo desta sexta-feira, marcou a maior derrota da história do clube pentacampeão europeu. Em partida válida pelas quartas de finais da Liga dos Campeões da Europa, o adversário foi o Bayern de Munique, e se na teoria, o tamanho dos times fez com que o esperado fosse um duelo bem mais equilibrado do que os 8x2 para o time alemão.

Gnabry, Kimmich, Perisic, Lewandowski, Müller (2), e Coutinho (2), foram os autores dos gols no massacre de Lisboa. Nem os gols marcados por Alaba (contra), e Suárez, foram suficientes para diminuir o sofrimento do time catalão, comandado por Quique Setién.

(Foto:REUTERS)
(Foto:REUTERS)

Essas seriam as mais vexatórias derrotas do Barcelona em sua história no futebol, embora outras tantas ocorreram, como a derrota para o Sport Club Internacional na final do Mundial de Clubes de 2006, onde era o franco favorito e acabou sendo surpreendido pelo time brasileiro que marcou seu gol com Adriano Gabiru, perdendo o título naquele ano.