No próximo dia 20 de dezembro, a Conmebol irá sortear os grupos da Libertadores 2018 e também das fases eliminatórias - além disso será conhecido as regras da competição e os possíveis confrontos na fase de grupo e na fase eliminatórias - a partir das oitavas de finais.

Representando o Brasil, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Santos serão cabeças de chave, já o Palmeiras irá aparecer no "pote2" e Flamengo no "pote 3" - Vasco e Chapecoense irão disputar a primeira fase da competição - a fase eliminatória.

No Pote 1: Grêmio - atual campeão da competição, River Plate, Boca Juniors, Atlético Nacional, Peñarol, Santos, Corinthians e Cruzeiro.

No Pote 2: Independiente - campeão da Copa Sul-Americana, Emelec, Estudiantes, Cerro Porteño, Palmeiras, Bolívar, Libertad e Universidad do Chile.

No Pote 3: Santa Fe ou Milionários, The Strongest, Colo-Colo, Racing, Flamengo, Defensor, Alianza Lima, Real Garcilaso, Atlético Tucumán e Deportivo Lara.

No Pote 4: Delfín, Monagas, Vasco e Chapecoense - disputarão a "Pré-Libertadores".

Observação: Universidad de Chile depende da final na Colômbia entre Santa Fe e Millionarios. Os chilenos Cairão do pote 2 para o 3 se o Santa Fe se sagrar campeão, assim como Santa Fe e Millionarios estão decidindo o Campeonato Colombiano. Se o Santa Fe for campeão vai ao pote 2. Se o título ficar com o Millionarios, time entra no pote 3.