A Libertadores de 2020 começa a tomar forma. A edição de 2020 já conta com 37 times definidos, restando assim, apenas 10 vagas – duas delas no futebol brasileiro.
O sorteio dos duelos eliminatórios e dos grupos está marcado para 17 de dezembro, uma quarta, na sede da Conmebol, no Paraguai.
Até aqui, Athletico (campeão da Copa do Brasil), Flamengo (campeão da Libertadores e do Brasileirão 2019) Santos, Palmeiras, Grêmio e São Paulo já estão garantidos. Internacional – 54 pontos, Corinthians – 53, Fortaleza – 49, Goiás – 49, Bahia – 47 e Vasco – 47 brigam pelas duas vagas restantes nas últimas rodadas do Brasileirão.
Além disso, São Paulo – 57, Internacional – 54 e Corinthians – 53 brigam pela última vaga direta na fase de grupos – que já tem Athletico, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos – conforme divulgado acima.
As demais vagas ainda em aberto na Libertadores de 2020 se dividem entre cinco países: uma da Argentina, três da Bolívia, uma do Chile, dois do Equador e uma do Uruguai.
Pela Argentina – Boca Juniors, River Plate, Defensa y Justicia, Racing e Tigre, por exemplo, já estão garantidos. A última vaga será destinada ao campeão da Copa da Argentina – a final será Central Córdoba x River Plate. Se o River for campeão, o Atlético Tucumán ganha uma vaga.
Pelos lados paraguaios e uruguaios, Peñarol-URU e Nacional-URU, Olimpia-PAR também estão classificados. Já o Independiente, maior campeão do torneio, com sete taças, está fora.
A Libertadores de 2020 iniciará no dia 22 de janeiro. As fases preliminares serão disputadas até a semana de 26 de fevereiro. Já a fase de grupos começa na semana de 4 de março.
A finalíssima do ano que vem, mais uma vez em jogo único, terá como sede o Brasil – o Maracanã será o palco da grande decisão de 2020. O jogo está marcado para 21 de novembro, um sábado.
Veja abaixo os clubes já classificados para a Libertadores de 2020:
Brasil: Athletico, Flamengo, Santos, Palmeiras e São Paulo;
Argentina: Boca Juniors, Defensa y Justicia, Racing, River Plate e Tigre;
Bolívia: Bolívar;
Chile: Colo Colo, Palestino e Universidad Católica;
Colômbia: America de Cali, Independiente Medellín, Jr Barranquilla e Tolima;
Ecuador: Barcelona-EQU, Independiente del Valle e Macará;
Paraguai: Cerro Porteño, Guaraní, Libertad e Olímpia;
Peru: Alianza Lima, Binacional, Sporting Cristal e Universitário
Uruguai: Cerro Largo, Nacional-URU e Peñarol
Venezuela: Carabobo, Caracas, Deportivo Táchira e Estudiantes de Mérida