Com a final da Libertadores-2018 definida para ocorrer no próximo dia 9 deste mês, na Espanha, entre Boca Juniors e River Plate, a Conmebol já se prepara para a edição de 2019, onde já temos 41 equipes classificadas - das 47 que irão disputar a competição.
Com o sorteio da fase de grupos e da "Pré-Libertadores"ocorrendo no próximo dia 17 de dezembro, na sede da Conmebol, às 21h30 (horário de Brasília), seis vagas ainda estarão em jogo até lá - uma sairá da Argentina, uma do Equador e duas da Bolívia; além dessas, os campeões da Libertadores (Boca Juniors x River Plate) e da Copa Sul-Americana (Junior Barranquilla x Atlético-PR), terão vagas asseguradas na competição em 2019.
Pela Argentina, o Talleres que está garantido na Pré-Libertadores, depende da grande decisão da competição neste ano, pois se o Boca Junior vencer o torneio, estará ele garantido a fase de grupos da Libertadores-2019. Na Bolívia, o The Strongest, ainda disputa o "Torneio Clausura" e caso venha a conquistar o título estará classificado a fase de grupos. Já no Equador, o Emelec que disputa a segunda fase do campeonato nacional, se conquistar a taça, estará classificado a fase de grupos da competição sul-americana, caso contrário, ficará na "Pré-Libertadores". Por outro lado, o Barcelona de Guayaquil depende da classificação acumulada do Campeonato Equatoriano para saber se vai jogar a "Pré-Libertadores" ou a fase de grupos da competição.
Veja abaixo os times que hoje já estariam classificados a fase de grupos da Libertadores:
Argentina:
- Boca Juniors;
- Godoy Cruz;
- San Lorenzo;
- Huracán.
Brasil:
- Palmeiras;
- Flamengo;
- Grêmio;
- Cruzeiro.
Bolívia:
- Jorge Wilstermann.
Chile:
- Universidad Católica;
- Universidad Concepción.
Colômbia:
- Deportes Tolima.
Equador:
- Liga Deportiva Universitária - LDU.
Paraguai:
- Olimpia;
- Cerro Porteño.
Peru:
- Sporting Cristal.
Uruguai:
- Nacional;
- Peñarol.
Venezuela:
- Deportivo Lara;
- Zamora.
Até aqui, dos 32 times que se classificam a fase de grupos da competição, temos apenas 21 equipes já garantidas.