Que louco! Essa é a situação no futebol uruguaio, que vive algo totalmente diferente dos últimos anos, uma vez que o torneio nacional em nosso país vizinho encerrará somente no mês de abril e com isso vive algo "bizarro".

Pré-Libertadores pede resposta

A situação aqui é a seguinte: Com o Campeonato Uruguaio encerrando somente em abril, os times que irão para a fase previa da Libertadores ainda não estão definidos, muito menos os que garantem vaga direta, desta forma, o Liverpool - do Uruguai se classificou a essa fase de uma maneira totalmente inusitada, ou seja, fora colocado lá, uma vez que restou a Federação Uruguaia de Futebol perguntar qual time gostaria de jogar a "Pré-Libertadores" ou tentar se classificar de forma direita pelo campeonato nacional, entrando assim na competição em abril de acordo com o posicionamento final da tabela.

Com essa situação apresentada aos clubes do país vizinho, Nacional, Peñarol, Rentista e Montevideo, os quatro primeiros colocados no Campeonato Uruguaio - não nesta ordem, se recusaram a entrar na fase preliminar da competição sul-americana, declarando que irão lutar pela vaga direta; assim sendo, a vaga caiu no colo do Liverpool, que atualmente ocupa a 5ª colocação na tabela de classificação.

O mesmo acabou sendo indicado pela Federação Uruguaia de Futebol à Conmebol, que desta forma preencherá a posição "Uruguai 4".

Com a indicação, o Liverpool - que veste azul neste caso, irá disputar uma vaga na Libertadores contra a Universidad Católica, do Equador. O primeiro confronto entre as duas equipes será no dia 23 de fevereiro, no Uruguai (jogo de ida).

Vale aqui salientar que em caso de eliminação do Liverpool diante do time equatoriano nesta fase, ele não poderá entrar mais na Libertadores 2021, caso venha terminar o campeonato nacional dentro da "zona" de classificação a competição sul-americana.

Nova escolha para a posição "Uruguai 3"

Assim como fez com o Liverpool, a Federação Uruguaia de Futebol também fará com a vaga "3" do país na Libertadores, em um novo processo seletivo nos mesmos moldes, onde essa equipe entrará na 2ª fase da Pré-Libertadores.