Nesta última quarta-feira ficamos conhecendo os dois finalistas da Copa do Brasil 2020. Grêmio e Palmeiras serão os dois times que duelarão para ver quem levará o título da segunda competição de maior importância no Brasil - a maior em premiação, onde o grande campeão levará o prêmio de R$ 55 milhões, além claro, o troféu e a vaga direta a Libertadores de 2021.

E é aí que queremos chegar, com Grêmio e Palmeiras estando na grande decisão da Copa do Brasil 2020, estando eles dois entre os primeiros na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, um desses poderá abrir uma vaga a mais no principal torneio nacional a Libertadores, passando assim de G6 para G7, mas para isso, obviamente que eles terão que terminar entre os seis primeiros, e quem poderá no final da temporada agradecer é o Fluminense, Santos e Corinthians, que hoje ocupam a sétima, oitava e nona colocação na tabela de classificação, respectivamente.

Santos e Palmeiras na Libertadores

Vale lembrar ainda que o Palmeiras, mais o Santos, estão disputando ainda o título da Libertadores 2020, estando eles classificados as semifinais do torneio sul-americano e em caso de conquista de qualquer um dos times brasileiro, poderá então ser aberta mais uma vaga a competição pelo Brasileirão 2020, passando assim a G8; mas da mesma forma que na Copa do Brasil, o campeão da Libertadores precisará estar entre os seis ou sete primeiros no campeonato nacional.

Brasileirão e as vagas a Libertadores de 2021

Como todos já sabem, até aqui seis clubes se classificam a Libertadores do ano que vem - quatro de forma direta e dois passando para a "Pré-Libertadores", onde o Grêmio; um dos finalistas da Copa do Brasil atualmente ocupa a quinta colocação na tabela de classificação do Brasileirão e o Palmeiras (outro finalista) vem logo em seguido - ocupando assim as duas vagas indiretas a competição sul-americana; o que dá grandes chances de termos sim um G7 logo ali adiante.

Veja abaixo as probabilidades de classificação a Libertadores 2021 dos dez primeiros colocados no Campeonato Brasileiro:

  • 1º - São Paulo - 99,95%
  • 2º - Flamengo - 95,6%
  • 3º - Atlético-MG - 94,8%
  • 4º - Inter - 84,6%
  • 5º - Grêmio - 86,9%
  • 6º - Palmeiras - 70,6%
  • 7º - Fluminense - 25,3%
  • 8º - Santos - 16,6%
  • 9º - Corinthians - 19,2%
  • 10º - Ceará - 5,5%

OBS. Essa análise foi feita pelo Departamento de Futebol da UFMG, que calcula que o time que atingir 58 pontos, terá mais de 65% de chances de uma classificação a Libertadores do ano que vem.

Vale lembrar que em 2019, o Campeonato Brasileiro classificou 8 times; isso se deve porque o Flamengo foi campeão nacional e da Libertadores, abrindo assim a sétima vaga; e pelo Athletico que sagrou-se campeão da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na quinta colocação; com isso deu mais uma vaga, que foram ocupadas por Internacional e Corinthians, respectivamente.