Com a aproximação da penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores 2020 chegando, o que cada clube brasileiro que disputa o torneio, precisa fazer para garantir vaga as oitavas de final da competição?

De acordo com a matemática, todos os sete clubes de nosso país ainda possuem chances de classificação; apenas o São Paulo que não depende mais de si para avançar a próxima fase do torneio sul-americano; confira abaixo:

Flamengo

O Rubro-Negro, atual campeão da Libertadores, é o segundo colocado em sua chave, com 9 pontos - mesma pontuação do primeiro no Grupo A; o Independiente del Valle, que está na liderança por critérios de desempate. Fechando o grupo, estão o Junior Barranquilla em terceiro - com seis pontos e o Barcelona - com zero.

Para o Rubro Negro avançar de fase, será preciso vencer o Barcelona e torcer por um tropeço do Junior Barranquilla, que encara o Independiente del Valle na quinta rodada. Em caso de empate do time brasileiro, o Junior não poderá empatar ou derrotar o Barcelona.

Palmeiras

Primeiro em seu Grupo B, com 10 pontos, o Palmeiras se classificará as oitavas de final com uma simples vitória em seu próximo compromisso pela Libertadores; em caso de empate diante do Bolívar, quarta-feira, no Allianz Parque, o "Verdão" terá que torcer para o Guarani perder para o Tigre-ARG, assegurando de quebra o primeiro lugar em sua chave. Se perder o jogo desta semana, classifica com um empate na última rodada.

Santos

Líder em sua chave, com 10 pontos, o "Peixe" que visita o Olímpia - do Paraguai, na próxima quinta-feira, às 19h, estará garantido a próxima fase da Libertadores com uma vitória e de quebra garantirá a primeira colocação em seu grupo. Já em caso de empate e derrota, ainda assim dependerá exclusivamente de si.

Athletico

O "Furacão" que é outro líder em seu grupo - com 9 pontos, encara o Jorge Wilstermann amanhã - terça-feira precisando apenas de um vitória; dentro de seus domínios. Assim como os demais clubes até aqui citados, o clube paranaense por hora depende unicamente de si para avançar na competição.

Grêmio e Inter

Em segundo no Grupo E - ao lado do Inter com sete pontos, o Tricolor Gaúcho que recebe a Universidad Católica nesta terça-feira, às 19h15, pode encaminhar sua classificação com uma vitória - o que faria abrir seis pontos sobre o terceiro e quarto lugar; desde que o Inter nesta terça-feira, às 21h30, também derrote o América de Cali - assim os dois times gaúchos estariam classificados as oitavas de final. Empates da dupla Gre-Nal nesta quinta rodada, deixará os dois times necessitando de mais um empate na última rodada diante de seus adversários.

Em caso de derrota dos brasileiros, o grupo poderá embolar, com todos os times somando sete pontos.

São Paulo

Na terceira colocação na Chave, atrás de LDU e River Plate, o Tricolor Paulista não depende exclusivamente de si para avançar na competição. O São Paulo para não ser eliminado neste meio de semana da Libertadores, não poderá perder para o River Plate, fora de casa, independentemente do que ocorra no outro duelo do grupo.

Em caso de empate na Argentina, o São Paulo ainda terá pequena chance de classificação, necessitando com isso derrotar o Binacional na última rodada e torcer para o River Plate perder para a LDU em casa. Se isso vir a ocorrer, o Tricolor disputará a vaga com os "Millonarios" no saldo de gols. Atualmente o River Plate conta com 11 de saldo, já o São Paulo tem zero. Ou seja, o time brasileiro precisará golear e o time argentino precisará ser goleado no último jogo desta fase.

Confira abaixo os próximos jogos e a tabela de classificação da Libertadores 2020:

LibertadoresFinal
30/01 - 17:00 - Maracanã
PAL 1 x 0 SAN
Ver tabela completa