Por causa de briga generalizada no primeiro clássico GRENAL na história da Libertadores, a Conmebol fará nesta segunda-feira a audiência de julgamento dos oito atletas expulsos na partida realizada no último dia 12 de março, pela segunda rodada da fase de grupos da competição sul-americana, na Arena, em Porto Alegre.

Sem correr qualquer risco de punição aos clubes, os mesmo irão participar através de videoconferência a partir das 15h (no horário da Brasília) da sessão que apresentará as penas aos quatro atletas do Grêmio e aos quatro atletas do Internacional - nesta oportunidade, os clubes terão cada um - duas horas para apresentarem suas defesas.

Pelo Código Disciplinar da Conmebol, a mesma prevê como pena: suspensão de dois a cinco jogos para atletas envolvidos em episódios como originados no clássico GRENAL, na Arena, que acabou em 0 a 0, pelo Grupo E - da Libertadores.

Confusão no primeiro Grenal da Libertadores.
Confusão no primeiro Grenal da Libertadores.

Lembre o caso:

A briga generalizada iniciou quase no final do clássico, depois de um desentendimento entre Moisés e Pepê - com vários atletas envolvidos na "briga", o árbitro argentino Fernando Rapallini observou tudo de longe e após a situação dar uma "acalmada" distribuiu os cartões.

Os atletas expulsos foram:

Grêmio: Luciano, Paulo Miranda, Pepê e Caio Henrique;

Internacional: Moisés, Edenílson, Cuesta e Praxedes.

Ambos os jogadores correm o risco de ficar de fora do restante da fase de grupos e também do primeiro jogo das oitavas de final, se Inter e Grêmio avançarem pelo Grupo E, que ainda conta com o América de Cali e a Universidad Católica.

Após os departamentos jurídicos de Inter e Grêmio terem apresentados todas as suas defesas, a decisão ficará a cargo do Tribunal Disciplinar da entidade máxima do futebol na América do Sul - Conmebol, formado por cinco representantes de cinco países diferentes. A expectativa é de que a decisão final seja dada mais tardar até essa terça-feira pela manhã - se bem que ambos os clubes esperam por ela ainda nesta segunda-feira.