Mesmo com a bola não estando rolando nos gramados devido à pandemia do coronavírus, os trabalhos internos no futebol não param. A Conmebol segue seus trabalhos em sua Unidade Disciplinar e durante os próximos dias irá analisar possíveis punições a serem aplicadas aos oito atletas da dupla Grenal expulsos no clássico que terminou em 0 a 0 pelo Grupo E - da Libertadores.

Com uma briga campal nos minutos finais do clássico histórico pela competição acima citada, os jogadores de Grêmio e Inter podem pegar severas punições segundo o Código de Disciplina da Conmebol, que prevê suspensões que podem ultrapassar os cinco jogos, fazendo com que esses atletas fiquem o restante da fase de grupos de fora dos próximos compromissos da dupla Grenal.

Caio Henrique, Luciano, Paulo Miranda e Pepê - pelo Grêmio e Edenílson, Moisés, Praxedes e Víctor Cuesta pelo Inter serão os jogadores a serem julgados nos próximos dias pela entidade máxima do futebol na América do Sul, onde de acordo com informações do site "globoesporte.com", tanto Inter, como Grêmio, tem até a próxima sexta-feira para entrarem com recursos de defesas de seus atletas. Além destes recursos, os clubes também poderão solicitar a marcação de uma audiência por videoconferência para se defenderem das possíveis punições.

Vale lembrar que o artigo 16 do Código de Disciplina da Conmebol prevê punições severas em casos de expulsões por discussões, brigas ou condutas antidesportivas.

Confusão no Grenal.
Confusão no Grenal.

Veja abaixo as possíveis penas que podem ser aplicadas aos atletas expulsos no primeiro Grenal na história da Libertadores:

- Suspensão de uma partida na competição ou por um período de tempo específico pelo cometido das seguintes infrações: insultar, ofender ou ameaçar jogadores ou outras pessoas presentes na partida;

- Suspensão de, no mínimo, duas partidas na competição ou por um tempo específico por conduta violenta ou por agredir jogadores ou qualquer outra pessoa presente na partida;

- Suspensão de, no mínimo, cinco partidas da competição ou por um tempo específico por agressão ou menosprezo que seja considerado grave pelos órgãos judiciais.

Mesmo com o "papelão" que a dupla Grenal fez no primeiro clássico entre as duas equipes na maior competição sul-americana, os dois dividem o primeiro lugar do "Grupo E", com quatro pontos - o Inter está em primeiro pelos critérios de desempate.