Os pontos fortes e fracos do Grêmio para o Grenal da Libertadores

Time de Renato Portaluppi pode se aproveitar do entrosamento para vencer, mas pode ser prejudicado pela forma física no clássico.

Por Talis Andrey de Mello
Compartilhe

Nesta quinta-feira, a Copa Libertadores da América vive um momento mágico de sua história: Teremos o primeiro clássico Grenal da competição, e o duelo já vem agitando os bastidores da torcida e da imprensa. Pensando nisso, elencamos aqui os pontos fortes e fracos do Grêmio para o duelo diante de seu maior rival.

Para a partida, o Grêmio ainda tem dúvidas sobre qual será o time titular. Entretanto, os mistérios serão revelados apenas restando uma hora para a partida. Thiago Neves, Pepê e Kannemann podem ser as novidades do time comandado pelo técnico Renato Portaluppi, o que deve definir também o esquema tático da equipe.

Pontos fortes

A principal força do time gremista é o entrosamento e o controle do jogo. O fato de ter um treinador há 4 anos, ter uma base de time muito bem formada, e também ter uma filosofia de jogo muito bem encaixada pode fazer a diferença a favor do time gremista. Tudo isso aliado à qualidade técnica individual dos jogadores faz com que o Grêmio seja cotado como favorito para o clássico. Além disso, o fato de estar atuando em casa pode ajudar, tendo em vista que o Grêmio foi derrotado apenas uma vez desde que sua arena foi inaugurada, em 2012.

VELOCIDADE NO ESTILO DE JOGO

Além da qualidade técnica e do entrosamento, a velocidade dos jogadores de lado de campo pode fazer a diferença. Principalmente pelo lado esquerdo, Éverton é o principal ponto de desequilíbrio do time, e é potencializado pela mecânica de jogo de sua equipe, que dá total liberdade de movimentação ao camisa 11. Mesmo sem ter grandes números neste início de temporada, Éverton certamente terá marcação individual no jogo.

No lado direito, Alisson faz o "trabalho sujo". Além de ter a obrigação de dar velocidade ao jogo do time, o camisa 23 também é encarregado de auxiliar na recomposição defensiva, e é considerado por muitos como o "ponto de equilíbrio" da equipe gremista. Mesmo questionado nos últimos jogos, Alisson não tem a mesma capacidade técnica de Éverton, mas já foi responsável por muitas vitórias.

Alisson e Éverton podem desequilibrar a favor do Grêmio.
Alisson e Éverton podem desequilibrar a favor do Grêmio.

BANCO DE RESERVAS

Além de ter um time titular bastante qualificado, o Grêmio também conta com opções interessantes no banco de reservas. Nomes como Pepê, Thiago Neves, Jean Pyerre e Luciano podem fazer a diferença, dando possibilidades de mudança tática, ou de qualidade individual. As opções são melhores do que nas últimas temporadas, o que dá mais qualidade do elenco.

Pontos fracos

O grande ponto fraco do Grêmio atualmente é a forma física. A equipe ainda não achou seu melhor estado físico, e geralmente vê seu nível de futebol decair na parte final das partidas. Sendo assim, caso não tenha obtido uma boa vantagem antes dos últimos minutos, a equipe gremista pode enfrentar dificuldades. Comparado ao adversário desta quinta-feira, o Grêmio ceder alguns espaços desnecessários.

O provável time do Grêmio tem: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Caio Henrique; Maicon (Thiago Neves), Lucas Silva e Matheus Henrique; Alisson, Éverton e Diego Souza.

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal