Conmebol divulga os potes dos sorteio da fase de grupos da Libertadores 2020

O sorteio onde conheceremos os grupos da próxima edição do torneio sul-americano, irá ocorrer nesta terça-feira, às 20h30, na sede da Conmebol.

Por Minha Torcida
Compartilhe

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira os potes para o sorteio das chaves da próxima edição do torneio. A cerimônia será nesta terça-feira, às 20h30 (no horário de Brasília), na sede da entidade, em Luque - no Paraguai.

O atual campeão - Flamengo é um dos três brasileiros cabeças de chave, ao lado de Grêmio e Palmeiras. Santos e São Paulo aparecem no pote 2. Já o Athletico está no pote 3 do sorteio. Corinthians e Internacional estão no pote 1 da fase prévia da competição. Os outros cabeças de chave serão: River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU, Peñarol e Olimpia.

Potes de distribuição das equipes participantes da Libertadores 2020.
Potes de distribuição das equipes participantes da Libertadores 2020.

VEJA COMO A CONMEBOL DIVIDE AS EQUIPES POR POTES:

A Conmebol divide os potes com base no ranking da entidade, que é atualizado uma vez ao ano. A versão deste ranking para 2020 ainda não foi divulgado, portanto não é possível saber ainda a posição oficial de cada equipe. São três itens que formam a pontuação de cada clube:

  • O desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2009, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos;
  • A pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior - ou seja, o Flamengo, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2018, o River Plate, e assim por diante
  • Além disso, títulos nacionais conquistados entre 2010 e 2019 também foram computados, porém com peso menor. As Copas de cada país não entram na conta.
Potes da Pré-Libertadores.
Potes da "Pré-Libertadores" ou seja, das Fases 1 e 2.

Os times que entram na fase prévia também são divididos em dois potes para o sorteio dos confrontos e são divididos de acordo com a posição no ranking. No entanto, os quatro classificados entrarão no pote 4 da fase de grupos.

Equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave caso uma delas tenha se classificado da fase prévia - assim sendo, o Corinthians e o Internacional podem cair em grupos onde estejam um dos demais brasileiros.

Ainda restam três vagas a serem definidas e elas virão da Bolívia e Chile - enquanto o time chileno ainda seguem indefinidos nos potes divulgados pela Conmebol. Os outros dois que vem do Chile já estão praticamente definidos, com o The Strongest já garantido, mas ainda sem saber em qual fase entrará. O outro representante do Chile sairá da Copa do país e pode ser Universidad de Chile ou Unión Española, que fazem uma das semifinais. Quem avançar à decisão herda a vaga do The Strongest.

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal