Teremos logo mais a noite, às 21h30, na Argentina, o primeiro jogo das semifinais da Libertadores 2020, entre River Plate x Palmeiras; do outro lado da chave, Boca Juniors x Santos farão o outro confronto nesta quarta-feira (mas isso é assunto para amanhã).

Nestes primeiros 90 minutos dos 180 que deverão ser jogados, o Palmeiras propriamente dito terá o último obstáculo neste torneio para chegar à grande decisão do mesmo, onde enfrentará uma dos times mais tradicionais da competição, mesmo com tamanha dificuldade - pela qualidade de seu adversário, o "Verdão" está disposto a vencer pela sétima vez um confronto eliminatório diante de times argentino.

No entanto, o River Plate vem pouco a pouco aumentando sua fama no futebol sul-americano, onde está conseguindo se igualar a outro semifinalista - o seu maior rival, o Boca Juniors, que por anos foi o time mais temido do país, visto que desde 2000 levou 14 vezes dos 16 confrontos eliminatórios diante de equipes brasileiras pela competição aqui em destaque.

Porém, o River Plate diante de times brasileiros nos últimos anos vem tendo mais sorte ou competência, onde conquistou uma proporção parecida a do Boca Juniors nestes últimos anos, ainda mais após a chegada do técnico Marcelo Gallardo, em junho de 2014, onde desde então os "Milionarios" encararam times brasileiros em sete jogos por torneios continentais, levando a melhor em seis. A única derrota foi no último ano, quando perdeu a Libertadores para o Flamengo, em Lima - no Peru, pelo placar de 2 a 1.

Histórico favorável ao Palmeiras contra o River Plate

Por outro lado, o Palmeiras tem a seu favor um histórico positivo contra o River nos encontros recentes, onde em 1999 o "Verdão" então comandado por Felipão enfrentou o mesmo roteiro hoje encarado pelo time brasileiro - com a primeira partida da semifinal sendo jogado fora de casa, para depois decidir dentro de seus domínios. Mesmo perdendo por 1 a 0 em Avellaneda, o Palmeiras devolveu essa com uma goleada por 3 a 0 no Brasil; neste mesmo ano sagrou-se campeão da Libertadores.

Para se preparar para esse grande confronto diante dos argentinos, o time comandado pelo português Abel Ferreira adotou uma rotina totalmente diferente nos últimos dias, aonde chegou a antecipar a viagem para Buenos Aires; com dois dias de antecedência, encerrando assim sua preparação no CT do San Lorenzo.

A grande expectativa para logo mais a noite, no primeiro confronto das semifinais, é de que o Palmeiras encare o River Plate com a mesma equipe que derrotou o América-MG pelo placar de 2 a 0, na última semana, pela Copa do Brasil. Vale lembrar que o Palmeiras até aqui é o único time invicto na Libertadores 2020.

River Plate x Palmeiras se encaram no primeiro jogo pelas semifinais, logo mais a noite, a partir das 21h30, em Buenos Aires - Argentina, com transmissão ao vivo pelo SBT e também pela Conmebol TV.