Após 21 anos, Palmeiras e River Plate voltarão a se enfrentar pela semifinal de uma Copa Libertadores da América para definir a equipe que disputará a final da maior competição do continente. O confronto traz boas lembranças aos palmeirenses, que há 21 anos desbancou o rival argentino na mesma fase da competição.

Em 1999, ano em que o Palmeiras conquistou sua única Libertadores da América da história, os times também se enfrentaram. Na ocasião, assim como ocorrerá em janeiro de 2021, as equipes duelaram pela fase semifinal do torneio.

Há 21 anos, após perder o jogo de ida para o River Plate por 1x0, no estádio Monumental de Núñez, com grande atuação do goleiro Marcos que evitou um placar maior; no jogo da volta em SP, com grande atuação de Alex, o Verdão goleou a equipe argentina por 3x0 no antigo Palestra Itália, e se classificou à final de 1999.

Retrospecto de Palmeiras x River

Historicamente, Palmeiras e River Plate já se enfrentaram 12 vezes. Nos números gerais, a vantagem é dos argentinos, que venceram 6 confrontos, contra 3 vitórias do Palmeiras e outros três empates.

Não se resumindo somente aos confrontos com o River Plate, mas contra todas as equipes argentinas, o Verdão possui histórico positivo. Até o momento, em 33 jogos, o Palmeiras venceu em 14 oportunidades, empatou 11 vezes e saiu derrotado em 8 partidas.

O último encontro entre Palmeiras e River Plate aconteceu em 2001, quando o Verdão tinha um elenco recheado de grandes estrelas. O time visitou os Millonarios no Monumental de Nuñez, pela extinta Copa Mercosul. Na ocasião, um empate por 3 x3 na Argentina, após um 2x2 na fase de grupos no Brasil.

A partida de ida entre River Plate e Palmeiras ocorrerá no dia 5 de janeiro, no estádio Libertadores de América, às 21h30. Já o confronto de volta, acontecerá no dia 12 de janeiro, no Allianz Parque, às 21h30.

Campanha na Libertadores

Na fase de quartas de final da Libertadores, enquanto o Palmeiras eliminou o Libertad, do Paraguai, com um placar agregado de 4x1, na última quinta-feira, o River Plate voltou a derrotar o Nacional, também do Paraguai, desta vez, fora de casa, por 6x2, tendo um placar agregado de 8x2. Promessa de jogão na semifinal.