Desde o ano de 2019, a plataforma de streaming Facebook Watch é um dos canais oficiais de transmissão dos jogos da Copa Libertadores da América. Todas as quintas-feiras, a plataforma transmite com exclusividade algumas partidas da maior competição de futebol da América do Sul.

E, na fase de oitavas de final da competição na edição de 2020, o duelo entre Grêmio e Guaraní-PAR, foi o escolhido para ser transmitido, tanto no duelo de ida, quanto da volta, na última quinta-feira, às 21h30.

Após vitória por 2 a 0 no Paraguai, o time comandado por Renato Portaluppi repetiu o placar na arena com gols de Ferreira e Rodrigues e carimbou a vaga nas quartas para enfrentar o Santos. Os jogos ocorrerão nos dias 09 e 16 de dezembro (quarta-feira) e, diferentemente das oitavas, que teve jogos transmitidos pelo Facebook, agora a transmissão do confronto brasileiro pelas quartas passará somente no canal Fox Sports.

Vale lembrar que a transmissão de jogos pelo Facebook ocorre de forma gratuita, sendo necessário apenas ter uma conta na rede social. Confira abaixo como ver os jogos.

Como ver jogo ao vivo pelo Facebook

1-Faça o login: Este é o primeiro passo. Caso você já tenha uma conta na rede social, efetue login.Caso você não tenha uma conta no Facebook, é necessário que você faça um cadastro de perfil para prosseguir. Caso contrário, você não terá acesso ao jogo.

2- Entre na página da conta que transmite a partida: Depois de efetuar o login, é necessário acessar a página que irá realizar a transmissão do evento. Como neste caso será um jogo da Libertadores, acesse a página "Conmebol Libertadores", que é quem irá realizar a transmissão da partida entre Grêmio e Guarani-PAR.

3- Procure na aba "próximos vídeos ao vivo": Depois de entrar na página que irá transmitir a partida, procure na aba "próximos vídeos ao vivo". Caso você acesse pelo computador, esta aba ficará localizada no canto superior esquerdo da tela. Caso você esteja acessando pelo celular, é necessário abrir a aba "Live". Confira abaixo:

Jogos da Libertadores no Facebook aumentam audiência

A transmissão de jogos através do Facebook Watch alavancou de forma significativa a audiência dos jogos da competição. Na edição de 2020, por exemplo, no clássico Gre-Nal, que aconteceu em março, teve pico de audiência em 2,1 milhões de aparelhos. Foi a primeira vez que a plataforma teve mais de 2 milhões de acessos simultâneos.

Vale lembrar que, além da Libertadores, o Facebook Watch também detém os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa. A emissora responsável pelas transmissões das partidas é o Grupo Turner, que é dona dos canais de TV Esporte Interativo, TNT e Space.

As 10 maiores audiências (pico simultâneo) do Facebook Watch são:

  • 10º Barcelona 3x0 Manchester United - Champions 18/19 (700 mil aprox.)
  • 9º Grêmio 2x0 Libertad-PAR -Libertadores 2019 (763 mil)
  • 8º PSG 1x3 Manchester United - Champions 18/19 (865 mil)
  • 7º Binacional 2x1 São Paulo -Libertadores 2020 (960 mil aprox.)
  • 6º Manchester City 4x3 Tottenham - Champions 18/19 (1 milhão)
  • Flamengo 5x1 San José-BOL - Libertadores 2019 (1,048 milhão)
  • 4º Liverpool 4x0 Barcelona -Champions 18/19 (1,1 milhão)
  • 3º Ajax 2x3 Tottenham - Champions 18/19 (1,1 milhão)
  • 2º PSG 2x0 Borussia Dortmund - Champions 19/20 (1,2 milhão)
  • 1º Grêmio 0x0 Internacional - Libertadores 2020 (2,1 milhões)

Em comparação com os números de TV aberta, o índice de audiência da plataforma ainda é relativamente baixo. Entretanto, a criação do Facebook Watch teve como objetivo uma alternativa para os jogos de TV fechada, e este é o principal ponto de sucesso.

Na TV fechada, apenas uma partida conseguiu atingir a marca de 10 pontos de audiência. Por isso, a média de audiência simultânea sendo superior a 1 milhão de plataformas, é tida como equivalente, e se torna a principal concorrência para a TV paga.

*De acordo com a PNT (Painel Nacional de Televisão), cada ponto de audiência é equivalente a 260 mil domicílios.