A primeira fase da "Pré-Libertadores" chegou ao seu final nesta última quarta-feira com os jogos que definiram os clubes que avançam no torneio. Com seis equipes brigando por três vagas - Delfin, Nacional, La Guaira, Real Garcilaso, Bolivar e Defensor, os mesmos já definiram suas vidas dentro da maior competição da América do Sul.

Copa Libertadores da América - 2019.
Taça Libertadores da América - 2019.

Na última terça-feira, o La Guaira mesmo perdendo pelo placar de 2 x 1 fora de casa, se classificou para a segunda fase da "Pré-Libertadores"; uma vez que venceu o primeiro confronto entre as duas equipes por 1 a 0.

Já nesta última quarta-feira, mais dois jogos definiram os dois últimos classificados nesta fase. Em Assunção - no Paraguai, o Delfín entrou em campo para encarar o Nacional com uma vantagem de 3 a 0 obtida no primeiro jogo e com o regulamento debaixo dos braços, conseguiu garantir a sua classificação com uma nova vitória - agora pelo placar de 2 a 1 - de virada.

Ainda na quarta-feira, agora em Montevidéu - no Uruguai, o Defensor Sporting que havia vencido o jogo de ida pelo placar de 4 a 2, vinha para casa com uma boa vantagem sobre os bolivianos. Tudo indicava para uma classificação tranquila, ainda mais após Rabuñal ter ampliado essa vantagem no jogo da volta, logo aos dois minutos de partida. Porém, o Bolívar conseguiu a virada ainda na primeira etapa e de quebra marcou o terceiro gol - 3 a 1. O Bolívar estava a apenas um gol de sua classificação.

Na segunda etapa o jogo ficou equilibrado, com chances para as duas equipes e aos 46 minutos, já nos acréscimos do árbitro, o Defensor matou a partida: Nápoli numa disputa de bola dentro da área depois de dois chutes defendidos pelo goleiro, no rebote finalizou, marcando o gol da classificação uruguaia - placar final 3 a 2.

Assim sendo, com todos os jogos da primeira fase concluídos, Delfín, Defensor Sporting e La Guaira agora vão para a segunda fase, onde irão encarar o Caracas, o Barcelona de Guayaquil e o Atletico Nacional - respectivamente.

Vale lembrar que nesta fase da "Pré-Libertadores", encontram-se também o Atlético-MG e o São Paulo, que encaram o Danubio e o Talleres - respectivamente.

LibertadoresFinal
23/11 - 17:00 - Monumental de Lima
FLA 2 x 1 RIV
Ver tabela completa