Grêmio domina jogo mas cede empate no Uruguai

Na estreia da Libertadores, o atual campeão até furou a retranca do Defensor, mas sofreu gol menos de cinco minutos depois.

Por
Compartilhe

Muito se engana quem pensa que jogar a Libertadores é fácil. O Grêmio foi até o Montevidéu enfrentar o Defensor-URU pela rodada de estreia da Libertadores da América 2018 e encontrou no adversário um time fechado e disposto a conquistar apenas um empate. O tricolor chegou a abrir o placar aos 35 minutos da segunda etapa, mas sofreu gol de bola parada, quatro minutos mais tarde e ficou com o gostinho amargo de quem poderia ter começado a campanha com uma vitória. Os gols foram marcados por Maicon e Maulella. 

Leia também:

O Jogo

Era estreia também do novo uniforme tricolor para a Libertadores, uma linda camisa com os tradicionais azul, preto e branco. O peso da camisa e do título recente foram notados também em campo; o Grêmio dominou todas as ações da partida, com posse de bola superior aos 70%. Do outro lado, um Defensor que sabia quem enfrentara e, por isso, jogava fechado na defesa, à espera de um erro gremista para tentar um contra-ataque. Apesar da superioridade, no primeiro tempo os dois times cumpriram protocolo e não se ameaçaram. Vale lembrar que o Grêmio ainda precisa de reabilitação no Campeonato Gaúcho e está no período de início de temporada, uma vez que no ano passado o plantel jogou até o final do ano. 

Difícil furar o bloqueio do Defensor, mas o Grêmio dominou as ações do jogoDifícil furar o bloqueio do Defensor, mas o Grêmio dominou as ações do jogo

No segundo tempo, era hora do Grêmio avançar as linhas para tentar uma jogada mais perigosa. A entrada de Jael na frente - trazendo Cícero para o meio (improvisado mais uma vez no ataque) e Alisson, deu movimentação de meio campo e presença na área, por parte do centro-avante. Foram muitas tentativas e o gol saiu dos pés do volante e capitão Maicon, depois de bate, rebate e de o zagueiro tirar uma bola em cima da linha - o capitão bateu forte, no alto, para abrir o placar.

Maicon foi o destaque da partidaMaicon foi o destaque da partida

Talvez pela dificuldade de fazer o gol e as escassas jogadas ofensivas do Defensor, o Grêmio relaxou na defesa e, em cobrança de escanteio, Maulella cabeceou sozinho e empatou.

O autor do gol gremista, Maicon, lamentou o empate: "Sensação de derrota. Só nós jogamos. Criamos várias oportunidades. É uma coisa que a gente sempre frisa. Só iam fazer gol se fosse de bola parada. Paciência. Ponto fora também é importante". 

Leia também:

Números

Se o resultado ficou igual, as estatísticas mostram que o Grêmio foi superior em praticamente tudo durante o jogo. O tricolor deu 748 passes contra apenas 194 do Defensor. Além disso, a precisão gremistas nos passes foi igualmente superior. Com bola no chão o Grêmio tentou criar oportunidades de pé em pé, sem muitos cruzamentos. Ao fim da partida o Grêmio contabilizou 78% de posse de bola, curiosamente muito semelhante ao estilo adotado pelo time no ano passado, que levou o clube ao tri-campeonato.

Depois da partida, Luan ficou no Uruguai, onde receberá o prêmio de melhor jogador da América em 2017Depois da partida, Luan ficou no Uruguai, onde receberá o prêmio de melhor jogador da América em 2017

A classificação

Pelo Grupo 1 da Libertadores 2018, Grêmio e Defensor estão empatados na segunda colocação com um ponto. No outro jogo do grupo, o Cerro Porteño venceu o Monagas por 2-0 fora de casa e assumiu a liderança.

A próxima partida do Grêmio pela Libertadores será no dia 04 de abril, na Arena, contra o Monagas. Pelo Campeonato Gaúcho, o Grêmio visita o Juventude no próximo domingo.

Comentários