Por que Cristiano Ronaldo não é o jogador mais valioso do planeta?

Eleito este ano, pela quinta vez, o melhor jogador do mundo, o craque português aparece na 49ª colocação do ranking dos mais valiosos jogadores.

Por
Compartilhe

Muitas podem ser as divergências entre os amantes de futebol sobre quem é o melhor jogador deste planeta. Enquanto Cristiano Ronaldo mostra com taças que merece os prêmios individuais, Lionel Messi desfila em campo, marcando gols e pifando os companheiros. E tem Neymar, cujo futuro só deve comprovar o valor pago pelo PSG ao Barcelona; os números dentro de campo corroboram com a decisão da diretoria do Paris em investir na maior contratação da história do futebol.

Também há outros jogadores de altíssimo nível que podem figurar na lista dos cinco melhores da atualidade. Mas além do valor emocional, esses caras carregam em suas jogadas, dribles e gols, uma carga altíssima de valor financeiro. Em Paris 222 milhões de Euros correm pelo gramado (em apenas um jogador). Na Cataluña, uma multa rescisória R$ 1,12 bilhão na camisa 10 do Barcelona e, em Madrid, rendimentos acima dos 40 milhões de Euros desferem potentes chutes em direção ao gol.

Neymar é o jogador mais valioso do planetaNeymar é o jogador mais valioso do planeta

Há alguns dias a CIES Football Observatory divulgou um estudo que listou os 100 jogadores de futebol mais valiosos do planeta. O jovem brasileiro Neymar (25 anos) encabeça o ranking com valor acima dos 213 milhões de Euros. Messi tem a segunda posição com 202,2 milhões de Euros, enquanto o grande artilheiro do ano passado, o inglês de 24 anos Harry Kane vale, para a pesquisa, 194,7 milhões de Euros. Mas e Cristiano Ronaldo? 

Leia também:

O craque português, cuja campanha na temporada passada colocou mais cinco taças no armário do Santiago Bernabeu, ficou na 49ª colocação do Ranking, com valor estimado em 80,4 milhões de Euros.

Jogadores mais valiosos
  Nome Clube Idade Nacionalidade Valor (em milhões de €)
1 Neymar Jr. PSG 25 BRA 213
2 Lionel Messi Barcelona 30 ARG 202,3
3 Harry Kane Tottenham 24 ENG 194,7
4 Kylian Mbappé PSG 19 FRA 192,5
5 Paulo Dybala Juventus 24 ARG 174,6
6 Dale Alli Tottenham 21 ENG 171,3
7 Kevin de Bruyne Manchester City 26 BEL 167,8
8 Romelu Lukaku Manchester United 24 ENG 164,8
9 Antoine Griezmann Atlético de Madrid 26 ESP 150,2
10 Paul Pogba Manchester United 24 FRA 147,5
49 Cristiano Ronaldo Real Madrid 32 POR 80,4

Confira o ranking completo aqui.

Por que o melhor jogador do mundo não está no Top10?

Ou ainda: Por que Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do planeta, não é também o mais valioso? O cara não marca menos de 48 gols por ano desde 2009 (quando fez “apenas” 31). CR7 é o maior artilheiro da história da Champions League (114 gols) e levou o Real Madrid ao 12º título.

Porém, em seu 16º ano como jogador profissional, Cristiano começa a sentir, indiretamentem, os efeitos de um “problema” que, infelizmente, atinge a todos os jogadores (e qualquer ser humano): a idade. CR7 é um jogador que sempre foi destaque pela força física, treinamento compulsivo e o esforço para ser sempre o melhor; essas características levaram Ronaldo ao topo e aos registros dos melhores jogadores da história do futebol.

 Português alcançou MessiPortuguês alcançou Messi

No entanto, apesar de todo o treinamento e insistência, é inegável pensar que um dia o corpo de Cristiano Ronaldo não terá a mesma força, a coordenação motora não será tão ágil como no passado. É possível notar que o número de gols de Cristiano Ronaldo em cada ano vem caindo desde o auge, em 2013. De lá para cá, foram 69 gols em 2013, 60 em 2014, 57 em 2015, 55 em 2016 e 53 em 2017. 

Ps: não há estudos científicos que provam que esta queda esteja ligada à idade do jogador.

A idade também traz outros problemas, como mais facilidade de contrair lesões e tempo de recuperação mais lento. Cristiano pode passar dos 40 anos jogando futebol, tem físico e muita determinação para isso, mas inegavelmente, sua estratégia de jogo terá de mudar em breve. O CR7 que vemos hoje, de velocidade extrema, cortes rápidos e chutes potentes, permanecerá na memória de quem teve o privilégio de vê-lo jogar. 

Leia também:

A “disputa” neste Ranking leva muito em consideração o tanto que os jogadores podem render ainda no futuro e, consequentemente, por quantos anos ainda poderão se manter em alto nível. Por isso vemos o potencial de Neymar, Harry Kane, Mbappé e os outros jogadores com menos de 26 anos tão em evidência na lista. Entre os 10 primeiros, a única exceção é Lionel Messi. O argentino (30 anos) é dos poucos acima dos “20 e tantos anos” que segue com valor de mercado alto. Se considerarmos o tempo médio de carreira dos jogadores de futebol, o argentino terá pelo menos dois anos a mais para mostrar do que Cristiano Ronaldo. Mas gosto de lembrar que Messi já passou por um processo de readequação dentro e fora de campo - no lugar do extremo velocista driblador e “matador” em frente ao goleiro, hoje Messi exerce uma função muito mais armadora e calculista, embora ainda vemos o craque fazendo fila para marcar golaços. A idade também chegará para Messi.

Messi teve alguns meses de menos brilho, mas agora é o líder do Barcelona de ValverdeMessi teve alguns meses de menos brilho, mas agora é o líder do Barcelona de Valverde

Hoje são estes os números, amanhã ou depois serão outras cifras e tanto Cristiano Ronaldo, Messi e outros trintões, quanto os jovens destaques em crescimento, seguirão dando emoção para os amantes do futebol por muitos anos.

Cristiano Ronaldo deveria estar melhor posicionado neste ranking? Deixe um comentário.

Comentários