A rivalidade de Messi e Ronaldo, principalmente quando eles estavam em lados opostos do clássico espanhol, dominou o futebol mundial e europeu por mais de uma década, mas ambos estão na casa dos 30 anos e suas carreiras estão entrando nos seus últimos anos.

Eventualmente, um provavelmente terá que jogar em um mundo onde o outro se aposentou. Será estranho ter um em vez de ambos, mas, é claro, isso já aconteceu antes, pois suas carreiras não coincidiram exatamente.

Ronaldo é dois anos e quatro meses mais velho que Messi, nascido em fevereiro de 1985. Messi nasceu em 24 de junho de 1987. Ambos os jogadores superaram problemas médicos com risco de carreira quando jovens antes de fazerem suas estreias.

Ronaldo passou por uma cirurgia após ser diagnosticado com um coração acelerado aos 15 anos de idade, enquanto Messi, aos 13, superou uma deficiência de hormônio do crescimento depois que o Barça concordou em pagar por seu tratamento.

Quando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fizeram sua estreia?

Ronaldo foi promovido ao time profissional do Sporting aos 16 anos, fazendo sua estreia no clube em 7 de outubro de 2002. Ele marcou dois gols na vitória por 3 x 0 sobre o Moreirense na Primeira Liga.

Messi entrou no Barcelona um ano e um mês depois, jogando pelo time em um amistoso contra o Porto de José Mourinho, em 16 de novembro de 2003. Ele fez sua estreia competitiva completa pelo primeiro time do Barça em 16 de outubro de 2004, em um jogo de Derby contra o Espanyol - dois anos e nove dias após a estreia de Ronaldo no Sporting.

Até então, Ronaldo já havia feito sua estreia internacional sênior em Portugal.

Quando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fizeram suas estreias internacionais?

Aos 18 anos, Ronaldo disputou uma vitória por 1 x 0 sobre o Cazaquistão, em 20 de agosto de 2003. Ele manteve seu lugar na equipe pelo Campeonato Europeu em casa, no verão seguinte, quando Portugal perdeu na final para a Grécia.

Messi fez sua estreia internacional sênior também aos 18 anos, quase exatamente dois anos depois, em 17 de agosto de 2005. Ele entrou como substituto aos 63 minutos em um amistoso contra a Hungria, mas foi expulso após apenas dois minutos por uma cotovelada no lateral Vilmos Vanczak.

Quando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo jogaram um contra o outro?

Messi e Ronaldo, que hoje estão estão entre os donos das maiores fortunas do futebol, jogaram entre si pela primeira vez em 23 de abril de 2008, em um empate 0-0 entre Barcelona e Manchester United nas meias-finais da Liga dos Campeões.

O United chegou à final graças a uma vitória por 1-0 na partida de volta e venceu o Chelsea para levantar o troféu no mês seguinte.

Messi se vingou na temporada seguinte, marcando o segundo gol do Barcelona em uma vitória por 2-0 sobre o United na final de 2009 - até o momento, a única vez que a dupla havia se enfrentado foi na final da Liga dos Campeões.

Eles se enfrentaram duas vezes no nível internacional, ambos em amistosos. Messi marcou um gol de última hora para a Argentina contra Portugal em 9 de fevereiro de 2011. Ronaldo marcou o gol de Portugal na derrota por 2-1 para o time. E eles se encontraram novamente em 18 de novembro de 2014. Portugal venceu por 1-0 graças a um gol tardio de Raphael Guerreiro.