Malcom após passar por uma temporada ruim no Barcelona; continua vivendo o mesmo no Zenit. Depois de ter sido contratado por 40 milhões de euros na última janela de transferências, o atacante brasileiro esteve tão somente 60 minutos em campo com a camisa do time russo - tudo isso devido a uma lesão na região do tendão da coxa esquerda.

Em nota divulgada pelo site oficia do clube russo, o mesmo diz que o jogador passou por uma cirurgia no local e deverá voltar a campo somente em 2020.

"Após extensos exames médicos de alguns dos principais especialistas da Europa, foi decidido que uma cirurgia era o melhor curso de ação. Malcom passou pelo procedimento na Finlândia e retornará hoje a São Petersburgo. Ele começará a treinar em um programa individual o mais rápido possível", declarou o Zenit em nota oficial.

A lesão em questão se deu no dia 10 de agosto, na partida contra o Dínamo de Moscou, quando o atacante levou um pisão de um adversário de forma não intencional. Por conta desta lesão, Malcom também chegou a ser cortado da Seleção Brasileira Sub-23.