A informação foi dada através do site oficial do clube espanhol. Junto com o anúncio, o site trazia o seguinte dizer: "Uma das principais jóias produzidas pelas categorias de base do Benfica". Ainda na nota divulgada via internet, o Barcelona afirma que "Semedo tem progredido rapidamente ao mais alto nível, já está na elite do futebol".

Segundo os jornais "Mundo Deportivo e Sport", ambos da Catalunha, informaram que Semedo assinará um contrato de cinco anos, o que lhe renderá a quantia de 30 milhões de euros, cerca de R$ 109,8 milhões, isso sem contar as luvas, que podem chegar a mais 5 milhões de euros, de acordo com o Sport.

Os periódicos acreditam que o jovem português de 23 anos é uma alternativa a Héctor Bellerin, ao qual o Arsenal, da Inglaterra, não aceitou negociar com o Barça. Hector Bellerin chegou a passar pelas categorias de base do time Catalão.

Semedo iniciou sua carreira pelo quase desconhecido Sintrense, de Portugal e logo foi negociado junto ao Benfica, onde passou por um período de adaptação na equipe B, em 2012. O jovem atleta ainda foi emprestado ao Fátima. Já no elenco principal, antes de se firmar de vez como titular nesta última temporada, o lateral-direito sofreu com um problema no joelho, na temporada 2015/2016. Em 65 partidas pelo clube vermelho de Lisboa, Semedo atuou em 65 partidas, marcando três gols.

Com a chegada do jovem português ao time do Barça, ele se junta a outro reforço trazido até o momento para a temporada 2017/2018, falo do meia Gerard Deulofeu, que pertencia ao Everton, da Inglaterra, mas defendeu as cores do Milan na última temporada.